PUBLICIDADE

Secretário de MT discute melhorias na educação indígena

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Educação (Seduc), Marco Marrafon, recebeu, ontem, na sede da pasta, dez representantes da educação indígena no estado. Na pauta da reunião estavam questões pertinentes às escolas indígenas e às etnias. Atualmente, mais de dez mil alunos indígenas são atendidos em Mato Grosso.

Além das condições gerais das 71 escolas estaduais indígenas, os participantes também discutiram sobre a necessidade de elaboração de uma política de educação voltada exclusivamente para atender aos interesses dos povos. Marrafon também se mostrou sensível à construção de uma escola no município de Brasnorte, uma reivindicação antiga da etnia Enawenê-nawê.

“Pelos encaminhamentos apontados, temos certeza de que esse governo irá fazer história dentro da política de educação escolar indígena”, afirmou Filadelfo de Oliveira Neto, índio Umutina do município de Barra do Bugres e presidente do Conselho de Educação Escolar Indígena (CEEI). Atualmente há em Mato Grosso 43 etnias indígenas.

Representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) informaram, ainda durante a reunião, que nos próximos processos seletivos 5% do total de vagas ofertadas serão reservadas aos indígenas.

O secretário reforçou a importância de o Governo ter um olhar diferenciado à educação escolar indígena. “Precisamos retomar a discussão de melhorias na estrutura das escolas e, também, construirmos juntos uma nova política educacional para os povos indígenas”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE