A secretária Municipal de Educação, Gisele Faria de Oliveira, confirmou, ao Só Notícias, que serão, em média, 900 novos alunos que vão estudar na educação infantil e 300 no ensino fundamental, em 2017. Eles serão remanejados para as novas unidades do Jacarandás, Sebastião de Matos e Jardim das Nações. A previsão da secretaria é que os centros educacionais sejam entregues até o mês de fevereiro.
“Além disso, a escola no bairro Menino Jesus passará por reformar. Porém, temos convicção que não conseguiremos abrir estas unidades até fevereiro. Temos parte da mobília e outras que ainda serão adquiridas, organizadas e devido ao período chuvoso poderá ocorrer imprevistos e atrasos na obra. É possível que os atendimentos comecem no início de março. Será necessário um calendário específico para não comprometer o ano letivo”, disse a secretária, ao Só Notícias.
Gisele explicou ainda que o levantamento de novos alunos poderá aumentar. “A próxima gestão analisa a possibilidade de disponibilizar novos espaços para atender crianças até 3 anos. Esse aumento é devido ao crescimento da cidade que é promissora. Temos um levantamento que mostra as famílias que chegam [em Sinop], vêm com uma ou duas crianças. Nós últimos dias, realizamos mais de 40 novos cadastros de vagas e este número deve aumentar até o final deste ano. Parcializando é possível que consiga resolver a falta de vagas nas creches no município”, ressaltou.
Conforme Só Notícias já informou, até o ano passado havia mais de 2 mil crianças na fila aguardando vagas nas creches, de acordo com levantamento da secretaria. Com a abertura de três unidades, ainda em 2015, (Gerson Pires, Tempo de Infância e Vinícius de Morais) a quantidade caiu para cerca de 1,8 mil. Foram encaminhadas crianças que aguardavam vagas entre 2011 e 2013. Agora, restam os cadastros feitos em 2014 e 2015”, explicou, Gisele, anteriormente.