sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria faz novo calendário prevendo retorno às aulas presenciais no dia 1º de fevereiro em Mato Grosso 

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria estadual de Educação divulgou, esta tarde, os detalhes das novas normas que reorganizam o calendário escolar de 2020 a serem seguidas pelas 759 escolas da rede estadual de ensino. A portaria prevê o encerramento das atividades educacionais de 2020 em 18 de dezembro, e continuidade do ano letivo de 2020/2021 no dia 1º de fevereiro de 2021, já com as aulas presenciais, com revezamento.

A reorganização do calendário escolar 2020 prevê que o quarto bimestre deste ano será concluído no ano que vem. Haverá um biênio com um ano contínuo e previsão de recursos pedagógicos e estratégias para assegurar a aprendizagem dos estudantes. Nos dois anos serão oito bimestres.

“Estamos trabalhando com a nossa rede para que tenhamos todos os protocolos de biossegurança dentro das escolas. O planejamento prevê medidas para voltarmos com as aulas com segurança e se, em um segundo momento, o quadro da pandemia se alterar, vamos sempre reavaliar para manter a segurança dos nossos alunos, professores e toda a comunidade escolar”, explica o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

A secretária adjunta de Gestão Educacional, Irene de Souza Costa, destaca que um dos pontos para os dois anos contínuos será trabalhar a recuperação da aprendizagem. “Vamos trabalhar de forma que as dificuldades diagnosticadas em 2020, serão o foco para a recuperação do aprendizado”, assinala. As aulas serão de segunda a sexta-feira. Haverá uma carga horária maior com atividades orientadas. Em casa, os alunos terão tarefas para o aprofundamento da aprendizagem.

Os alunos que estão concluindo o 3º ano também podem aderir ao Pré-Enem Digital Gold, que oferece aulas preparatórias aos sábados para o Exame Nacional do Ensino Médio, e complementar a carga horária para a conclusão do ensino regular. O objetivo é, caso o aluno ingresse no nível superior, possa ter a expedição da sua documentação escolar para ingresso. Também há a opção de cursar a integralidade do 3º ano do ensino médio em 2021.

Para os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio, Educação de Jovens e Adultos, 9º ano do ensino fundamental, serão ofertados materiais adicionais para complementação da carga horária, de forma assíncrona, possibilitando ao aluno que cumprir com o mínimo de 75% de frequência necessária para sua aprovação até o dia 18 de dezembro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE