PUBLICIDADE

Secretaria faz agendamento de exame supletivo em Peixoto de Azevedo

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) contabilizou cerca de 30 agendamentos para o Exame Supletivo Online Itinerante, durante o primeiro dia de atendimento na Caravana da Transformação, que ocorre na Vila Olímpica, em Peixoto de Azevedo, até hoje. Esta é uma oportunidade para que jovens e adultos, que não concluíram seus estudos, consigam a Certificação da Educação Básica.

De acordo com o coordenador da ação, Itamar Bressan, a legislação garante o direito do cidadão certificar seus conhecimentos pertinentes ao aprendizado escolar mesmo fora da sala de aula. “É um benefício muito importante para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos formais no tempo regulamentar, mas precisam do certificado para participar de concursos, entrar na universidade ou conseguir um emprego que exija esse nível de escolaridade”.

É o caso do Valcleiton Luiz Hernandes, 24 anos, atendido pela equipe na manhã desta sexta-feira. Ele parou de estudar aos 12 anos (7ª série) porque teve que trabalhar em período integral, e viu na Caravana a oportunidade de dar continuidade ao seu sonho de cursar a faculdade de Direito. “Em Cuiabá, certa vez, assisti duas aulas de um curso de Direto e me apaixonei. Isso foi o que me motivou a concluir meus estudos”.                       

O jovem elogiou a iniciativa do Governo. "Muitos lugares não têm esses pontos de atendimento que hoje estamos tendo aqui e acho muito importante porque facilita a nossa vida e nos ajuda a realizar sonhos".

Outra jovem moradora de Peixoto que decidiu dar prosseguimento aos estudos é a Jéssica Santos Ribeiro, 17 anos. Ela parou de estudar há dois anos, quando cursava o 1ª ano do ensino médio, porque havia perdido o estímulo. Agora, resolveu voltou a estudar com o objetivo de conseguir um emprego melhor e fazer faculdade. "Essa é uma grande chance para as pessoas que, assim como eu, não terminaram os estudos, porque é estudando que a gente consegue ter mais sabedoria na vida", disse.

A equipe da Seduc dará continuidade ao atendimento neste sábado, das 7h às 16h. O estande conta com três computadores e atendentes para auxiliar os interessados no agendamento online do Exame. A prova será aplicada em Peixoto de Azevedo, entre os dias 26 e 30 de setembro, exclusivamente para as pessoas que se cadastrarem durante a Caravana.

Para realizar o agendamento é preciso portar um documento oficial com foto (RG ou Carteira de Trabalho, por exemplo) e o CPF. Além da Certificação da Educação Básica, os estudantes podem solicitar a realização da prova para o aproveitamento de estudos em apenas uma área do conhecimento na qual tenham dependência.

O Exame Itinerante, nos moldes do realizado em Peixoto, acontece com um agendamento prévio e deslocamento da equipe da Seduc para as localidades que não possuem Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

Nos 22 municípios onde existem Cejas, é realizado o Exame Supletivo Online durante todo ano, com agendamento pelo site da Seduc e a prova presencial na unidade escolar.

Desde 2011, quase dez mil pessoas foram certificadas no Ensino Fundamental e Médio pela Seduc. Além do Exame Supletivo Online e Exame Supletivo Online Itinerante, a Secretaria realiza o exame para pessoas privadas de liberdade (PPL) dentro das unidades penitenciárias do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE