Educação

Secretaria de Educação supera meta de alfabetização de adultos em Mato Grosso

A secretaria de Estado de Educação (Seduc) executou 138% da meta de alfabetização de adultos por meio do Programa Muxirum da Alfabetização. Inicialmente, a projeção era alfabetizar ao menos 2 mil adultos no ano passado, mas o total extrapolou para 2.789 trabalhadores. Os números fazem parte relatório de desempenho das Metas Físicas da área da Educação referente ao 2º semestre de 2019 apresentado na última terça-feira, em videoconferência, pela secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemanschewsk, à Assembleia Legislativa.

Conforme Manoel Satiro da Silveira, responsável pelo Muxirum, o segredo de conseguir números expressivos é um trabalho de conscientização com os gestores municipais que abraçaram a causa e com isso, o resultado foi o melhor possível. Além disso, os professores e coordenadores trabalharam com afinco. Com alunos satisfeitos, mais adultos apareciam para estudar. “É um trabalho em parceria com os municípios, que entram com a logística transportando os coordenadores até as turmas de alfabetização na zona rural”, destaca.

Em todos os 14 municípios participantes, o Muxirum registrou a matrícula de alunos além da meta inicial. Em Acorizal, a meta foi quase dobrada. Dos 250 adultos matriculados inicialmente, o curso terminou com 444 alunos alfabetizados. Com isso, a taxa de 10,5% de adultos analfabetos no município caiu para 1%.Com mais alunos, o Muxirum teve que ampliar seus quadros de alfabetizadores e coordenadores, sem alteração do orçamento inicial. Em 2019, o Muxirum chegou a 14 municípios e para 2021, a meta é mais ousada: trabalhar num total de 20 localidades.

Projeto de alfabetização de adultos e idosos, cujo objetivo é reduzir a taxa de analfabetismo em Mato Grosso. O curso tem duração de 270 horas, distribuídas em seis meses, com carga horária mínima de 10 horas semanais. A ação é desenvolvida em parceria com as prefeituras municipais, igrejas, sindicatos, clubes de serviços, sindicatos rurais e outros segmentos organizados da sociedade mato-grossense.

Em 2019, além de Acorizal e Araputanga, o Muxirum atendeu os municípios de Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Jangada, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste e Poconé.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)