A Secretaria Municipal de Educação confirmou a falta de professores na creche do bairro Camping Club, conforme reclamação de várias mães. Segundo a prefeitura, o quadro da unidade tem seis educadores em exercício, dos quais, um está em atestado médico, faltando o preenchimento de quatro vagas. Algumas turmas estão sem aulas e a situação causa transtornos para as mães, que não têm com quem deixar as crianças enquanto trabalham.
O problema se repete há vários anos e, em 2015, também houve indignação e revolta por parte dos moradores. Segundo a secretaria, os profissionais convocados do concurso público e processo seletivo, preferem assumir as vagas de professores na cidade, devido à distância, mesmo tendo o direito de 15% de adicional a distancia. “Foram feitas duas convocações do concurso e três do processo seletivo, sendo que a 4ª chamada foi encaminhada à prefeitura e aguardamos publicação das nomeações”.
A prefeitura justificou ainda que os prazos estabelecidos nos editais são cumpridos, o que resulta em mais atraso. Conforme a nota da secretaria, outro problema é a quantidade de atestados médicos apresentados pelos profissionais da Educação. Até fevereiro, teriam sido 491, “de curto e longo prazo”.
Conforme Só Notícias já informou, a falta de professores se tornou comum em todo início de ano na unidade do Camping Club. No ano passado, uma denúncia também foi enviada ao Ministério Público Estadual (MPE) e o promotor Nilton Padovan instaurou um inquérito civil para averiguar o porquê da falta de professores. No procedimento que, no início de 2015, seriam mais de 300 crianças sem ir a creche.