PUBLICIDADE

Secretaria capacita professores da rede estadual para atendimento educacional especializado

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A secretaria estadual de Educação conclui, a formação voltada a professores de salas de recursos multifuncionais das escolas estaduais dos 13 polos regionais de educação, com objetivo a formação continuada, o compartilhamento de experiências, desafios e boas práticas na implementação do atendimento educacional especializado (AEE), que é um serviço complementar e suplementar à escolarização, destinado a alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação.

O AEE busca superar barreiras promovendo a autonomia dos estudantes, oferecendo recursos pedagógicos e estratégias que possibilitam a plena participação no processo de ensino-aprendizagem. A capacitação é importante para a troca de conhecimentos entre os profissionais, pois permite replicar estratégias bem-sucedidas em diferentes escolas, além de oferecer formação continuada que fortalece a inclusão.

Está sendo lançado o caderno de orientações pedagógicas, que servirá como guia para a atuação dos professores em sala de recursos multifuncionais, aborda a estruturação do trabalho, a articulação entre profissionais e as responsabilidades compartilhadas.

A programação inclui, ainda, apresentações de boas práticas desenvolvidas nas escolas e atividades práticas promovidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O secretário de Educação, Alan Porto, avalia que a formação reafirma o compromisso do Estado com uma educação inclusiva e de qualidade, capaz de assegurar que todos os estudantes, independentemente de suas condições, tenham acesso ao aprendizado e à vida escolar em igualdade de oportunidades.

“Muitas vezes, o aprendizado vai além dos livros. Quando um aluno consegue escrever o próprio nome ou interagir com os colegas pela primeira vez, sentimos que todo esforço vale a pena”, destaca o secretário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 500 escolas estaduais em MT já contam com grêmios estudantis ativos

A Secretaria estadual de Educação (Seduc) segue avançando na...

Unemat abre seletivo com 212 vagas e salários de até R$ 8,3 mil

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abriu...

Sinop: implantado programa orientativo “antidrogas” da GCM em escolas públicas

Passou a vigorar, nesta semana, a lei municipal 3.689/2026,...
PUBLICIDADE