Educação

Secretaria apresenta faz reunião para explicar municipalização de escola estadual em Lucas

A secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde recebeu, hoje, a equipe da Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello, representada pelas coordenadoras pedagógicas, gestora, secretária e presidente, para apresentar esclarecimentos a respeito da municipalização da instituição. Um decreto do governo do Estado determina que, até 2027, os municípios assumam responsabilidade pelos anos iniciais do ensino fundamental e o Estado fica responsável com alunos dos anos finais.

A assessoria da secretaria estadual de Educação (Seduc) informou que haverá um regime de colaboração para implementar o processo. A Seduc também informou que não haverá qualquer tipo de prejuízo para os alunos, sendo asseguradas vagas para todos.

Hoje, segundo a assessoria da prefeitura, a secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde anunciou que mais reuniões serão realizadas “para que todos os envolvidos tenham os esclarecimentos sobre todo o processo de municipalização”.

Em agosto, a secretaria municipal de Educação de Lucas do Rio Verde recebeu o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, para analisar a proposta de redimensionamento da rede estadual de ensino. Na proposta de municipalização, os pedagogos da rede estadual passarão pela regência da rede municipal, mas os direitos de salário e o plano de carreira serão do Estado. Segundo a prefeitura, a municipalização não implicará em mudanças para os profissionais da Educação da rede municipal de ensino, seja dos anos iniciais, seja dos anos finais.

Na ocasião, a gestão municipal informou ainda que seguia em reuniões com o Estado para orientar as demandas da Educação. Uma solicitação de convênio para a reforma total do prédio da Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello também estava entre as negociações.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)