quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria abre edital para criação de Diretorias Regionais de Educação em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Estado de Educação publicou o edital da criação e estruturação das Diretorias Regionais. A proposta é criar 15 que vão funcionar como órgão descentralizador. O secretário estadual de Educação, Alan Porto explicou que o decreto é transitório, ou seja, ele cria e autoriza a estruturação organizacional das Diretorias Regionais de Educação. Após essa fase, assessores e diretores vão auxiliar na formatação de projeto de lei a ser enviado para a Assembleia Legislativa.

“O principal objetivo das Diretorias Regionais é levar a Seduc para mais próximo das escolas. Elas serão estruturadas e organizadas com a missão de implantar e implementar as políticas educacionais, de gestão administrativa e financeiras nas unidades escolares. As diretorias também serão essenciais na divulgação de todas as informações corretas dos processos da secretaria”, destaca o secretário.

Outra função das Diretorias Regionais será implantar, implementar e fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios. “Elas vão levar a Seduc para mais próximo das escolas e permitir que a administração seja cada vez mais pautada em evidências, com a utilização das melhores práticas, levando em consideração cada realidade. Não estamos inventando a roda. Vamos implantar um sistema que já existe em vários outros estados e tem dado resultados positivos, principalmente na melhoria dos indicadores pedagógicos”, acrescenta Alan.

O decreto determina que a estruturação organizacional seja feita até o final do terceiro trimestre deste ano. A missão será de uma comissão técnica de transição que será composta por servidores do órgão central, dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica/Cefapros, Conselho Estadual de Educação e assessores pedagógicos.

Essa comissão terá que propor os instrumentos legais necessários à estruturação das Regionais de Educação, propor estrutura e modelo de gestão, com método e instrumentos suficientes para assegurar o cumprimento da missão.

As diretorias e coordenadorias dos Cefapros ficam responsáveis por acumular, temporariamente, a função das Diretorias Regionais, apoiando a implementação dos trabalhos da Comissão Técnica de Transição no âmbito de sua circunscrição territorial.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE