O governador Silval Barbosa autorizou a formação de uma comissão, que será composta por representantes das Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Secitec e Casa Civil, para ser feito concurso público da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que deve ser publicado ainda esse ano.
Será feita uma análise do quadro de efetivos para poder verificar quantas vagas serão ofertadas. O servidor de carreira da Secitec, Valdivino de Souza, disse, por meio da assessoria, que o concurso público é necessidade urgente da secretaria. O único concurso da pasta ocorreu em 2004 e nos últimos 10 anos houve evasão de servidores, baixando de 120 para 70 funcionários concursados da pasta.
“É um déficit histórico que necessita ser corrigido. A falta de servidores de carreira dificulta a continuidade dos projetos do governo federal e estadual com a rotatividade de pessoal. Contudo, o governo por meio do nosso secretário Rafael Bastos valorizou o servidor da Secitec ao conceder o novo piso salarial aos servidores da educação profissional e tecnológica”.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, comentou que a autorização do governador para o estudo do concurso da Secitec é um marco.