De 12 a 16 deste mês, os alunos que já estão estudando na rede estadual de ensino de Lucas do Rio Verde, deverão fazer sua rematrícula, caso forem estudar o ano letivo de 2006 na mesma instituição. A data para matricula de novos alunos será em 19 de janeiro de 2006.
A expectativa da Assessoria Pedagógica de Lucas do Rio Verde é que cerca de mil novos alunos sejam inseridos na rede estadual de ensino do município. Esses, correspondem aos alunos que poderão ser atendidos na Escola Estadual Angelo Nadin, que atualmente está desativada, mas terá aulas a partir do ano que vem. A escola tem 12 salas de aulas e deverá atender de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental com duas turmas por série, além do ensino médio.
Serão em torno de 800 alunos no período diurno e 400 no noturno. “A capacidade dessa escola será de 400 alunos à noite, mas hoje o município não tem essa demanda de alunos. De qualquer forma, se houverem turmas, ainda que poucas, haverá aula à noite na escola Angelo Nadin”, afirmou, ao Só Notícias, a assessora pedagógica de Lucas do Rio Verde, Éster Barth.
Hoje a cidade conta com cerca de 2,2 mil alunos matriculados nas duas Escolas Estaduais, sendo 1,5 na Dom Bosco e 700 na José de Alencar. O ano letivo de 2005 termina no próximo dia 19 e está previsto para começar no dia 13 de fevereiro, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc).
Mas Éster afirma que as aulas nas escolas estaduais do município poderão começar no dia 6 de fevereiro, pois os alunos da rede estadual dependem do transporte coletivo utilizado pelos alunos da rede municipal de ensino, que iniciará o ano letivo de 2006 nesta mesma data.
“Se as aulas começarem só no dia 13, muitos alunos deixarão de ir à escola por falta de meios de locomoção. Afinal, nossa frota de ônibus é a mesma para as redes municipal, estadual e privada de ensino”, acrescentou.