A Assembleia Legislativa apresenta em audiência pública, na sexta-feira (18), o relatório preliminar sobre o Ciclo de Formação Humana no ensino fundamental de Mato Grosso, em Mato Grosso. Elaborado pelo deputado Wilson Santos (PSDB), líder de governo na AL, o documento preliminar foi formatado ano passado depois da realização de audiências públicas em oito cidades-polo do estado. Este ano, ele repete o mesmo giro de audiências em Cáceres, Tangará da Serra, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, São Félix do Araguaia, Barra do Garças e Cuiabá.
. Nas audiências deste ano, além da apresentação do documento preliminar, os profissionais da educação respondem um questionário sobre as mais de 20 propostas apresentadas pelo deputado no relatório para nortear as políticas educacionais do Estado.
No caso específico de Tangará da Serra, 85% dos entrevistados aprovam uma das propostas mais polêmicas do documento, que é a volta da retenção nas escolas do ensino fundamental, 12% são contrários e 3% não opinaram. Conforme o deputado Wilson Santos, a deficiência no aprendizado dos alunos do ensino fundamental de Mato Grosso é o maior gargalo do Ciclo de Formação Humana. O atual ciclo, apesar de moderno, não está atendendo os estudantes. A proposta do deputado é que o ciclo passe a valorizar a aprendizagem, reprovando aqueles que não apresentam condições suficientes para avançar de ciclo. O ensino fundamental é dividido em três ciclos de três anos cada um.
De acordo com dados com dados da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação, da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), 99% dos alunos do 6º ao 9º ano não atingiram a proficiência desejada em Língua Portuguesa, em 2013.
Na disciplina de Matemática, 100% dos alunos dos mesmos anos citados acima não apresentam proficiência. A proposta da alteração do ciclo já é de conhecimento da Seduc, que vai realizar uma avaliação nos estudantes para apontar os níveis de aprendizado e, assim, adotar medidas necessárias.