PUBLICIDADE

Reitora da Unemat expõe para professores europeus dificuldades financeiras e defende fortalecimento de parcerias

PUBLICIDADE

A reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso, Ana Maria Di Renzo, reuniu-se, esta semana, com os professores Carlos Gonçalves (Universidade de Coimbra, Portugal) e Serge Elói (Universidade Paris Est Créteil, França) para uma série de palestras e cursos na instituição e destacou a importância da parceria estabelecida a fim de abrir novas oportunidades tanto no ensino quanto na pesquisa e com vistas a propiciar mobilidade acadêmica tanto para os professores da instituição como para os acadêmicos. Ela expôs que, apesar das dificuldades econômicas enfrentadas pelas universidades brasileiras, é preciso resistir e lutar. “Nesse sentido, o estabelecimento de parcerias internacionais é fundamental para que possamos desenvolver ações, projetos que beneficiem a sociedade e que promova uma formação também política, para além da formação técnica”, afirmou Ana.

A vinda dos professores pesquisadores foi possibilitada pelo Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) da Unemat, uma vez que os mesmos atuam como colaboradores no projeto de pesquisa: “A experiência e percurso dos jovens atletas de Mato Grosso no esporte: estudo longitudinal e multidimensional”, que é coordenado pelo professor Riller Silva Reverdito. Ele disse que a vinda destes professores estrangeiros visa estabelecer uma rede de cooperação e estudos que resultarão em publicações e produtos de forma mais abrangente. “Em um mundo cada vez mais globalizado e transformações que alcançam intensamente diferentes dimensões das atividades humanas, a colaboração e intercâmbio são fundamentais para proposição e consolidação de agendas que nos permitam alcançar objetivamente as pessoas nos diferentes contextos”, avalia, através da assessoria.

Os professores são reconhecidos internacionalmente pelo interesse por estudos em pedagogia do esporte, especialmente da prática esportiva para os jovens e metodologia para o ensino dos esportes coletivos. foco é buscar soluções e estabelecer parcerias, tanto que por meio do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape que "tem mobilizado esforços com a finalidade de promover ações em colaboração com instituições no Brasil e Exterior, envolvendo pesquisadores e alunos (graduação e pós-graduação), projetos de pesquisa, publicações (livros, capítulos de livros) e participação em eventos científicos.

A agenda de atividades que vem sendo desenvolvida pelos pesquisadores europeus junto a Unemat envolve conferências, orientações de estudantes de Iniciação Científica e de pós-graduação (mestrandos e doutorandos), videoconferências, palestras, reuniões com professores e aulas abertas até o próximo dia 6.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE