quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Reitor UFMT participa de reunião do Conselho Superior nos Estados Unidos

PUBLICIDADE

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e vice-presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes), Paulo Speller, participou da primeira reunião do Conselho Superior (Consupe) do Instituto de Estudos Avançados das Américas (INEAM), realizado nos dias 11, 12 e 13, na Universidade do Novo México, em Albuquerque, Estado de Novo México, nos Estados Unidos da América (EUA). Os resultados dos trabalhos serão apresentados durante a segunda reunião do Conselho Superior do INEAM que será realizada no XIV Congresso Bienal da Organização Universitária Interamericana (OUI), no período de 2 a 5 de outubro, em Florianópolis, Brasil.

O INEAM é constituído exclusivamente por representantes das universidades e instituições de excelência de 15 países das Américas. Além de representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), da OUI e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o encontro foi aberto a organismos internacionais e especializados, observadores, sociedade civil e setor empresarial.

Paulo Speller mediou a reunião de ontem (13), quando foi decidida a formação de cinco grupos de trabalho: 1- dimensão estratégica do INEAM; 2 – minuta de estatuto do INEAM; 3 – plano de ação do INEAM para 2005/2010; 4 – propostas acadêmicas do INEAM; e 5 – propostas de estrutura de gestão do INEAM. O reitor da UFMT foi indicado para o grupo três. As propostas dos cincos grupos de trabalho serão levadas para a próxima reunião do Consupe que acontecerá durante reunião da OUI, no Brasil.

Speller participou da reunião a convite da INEAM, como membro do Consupe, e com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). A primeira reunião do Consupe do Instituto de Estudos Avançados das Américas teve o apoio do Consórcio Ibero-americano para a Educação em Ciência e Tecnologia (ISTEC). O reitor da UFMT retorna hoje (14) à noite do EUA e amanhã (15) participa de reunião do reitorado.

INEAM é um campus virtual

O Instituto de Estudos Avançados das Américas (INEAM) é uma iniciativa da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização Universitária Interamericana (OUI) para apoiar os países da região para potenciar a formação, atualização e capacitação dos recursos humanos utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação desde uma perspectiva interdisciplinária e multisetorial. Sua criação é uma resposta direta ao mandato recebido pela OEA na III Cúpula das Américas em Quebec, Canadá, para ´´promover o acesso às novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à educação, a fim de reduzir a brecha digital entre as sociedades do Hemisfério´´.

O INEAM é um campus virtual que emprega uma série de recursos em linha e de multimídia para oferecer cursos e programas de estudo. Apóia-se na rede de universidades da OUI, entre outras, e nos recursos da OEA, que incluem o Portal Educacional das Américas (www.educoea.org). Este Portal conta com uma variedade de informação sobre programas a distância e oportunidades educativas no Hemisfério. Possui uma base de dados com mais de 4.500 programas e cursos a distância de mais de 1.500 universidades credenciadas; informação sobre oportunidades de bolsas de estudo; uma biblioteca digital com centenas de publicações especializadas incluindo edições esgotadas; informação sobre eventos e assuntos de interesse na área da educação a distância; e uma aula virtual de vanguarda.

O Instituto conta com, além da sua instância virtual, uma sede institucional em Washington, DC e centros regionais na América Latina e no Caribe que complementam suas atividades em linha e fazem do INEAM um instrumento singular para formar, capacitar e atualizar os cidadãos da região.

Do mesmo modo, o INEAM coloca a disposição dos usuários o catálogo da Biblioteca Colombo da Organização dos Estados Americanos e os recursos do Museu das Américas.

O Portal Educacional das Américas e sua Aula Virtual oferecem cursos e programas em linha e multimídia de atualização profissional em diversas áreas. Estes são desenvolvidos em colaboração com instituições associadas e organizações da região, e são administrados pela OEA e co-certificados por tais instituições e pelo INEAM.

Também são oferecidos programas de pós-graduação através de alianças estratégicas com universidades, instituições e centros de excelência em pesquisa dos Estados membros e países observadores da OEA. O INEAM identifica programas em linha ou aqueles que utilizam multimídia existentes com o objetivo de potenciar seu alcance para toda a região. Os programas, uma vez identificados, são avaliados por um Comitê de Credenciamento e Avaliação que recomenda sua certificação em nível interamericano. Os programas são geralmente desenvolvidos e administrados pelas instituições acadêmicas associadas.

Através de acordos alcançados com doadores externos, o INEAM oferece programas educacionais com custos reduzidos para os cidadãos das Américas. Adicionalmente o INEAM conta com um programa de ajuda financeira dedicado a proporcionar igualdade de oportunidades e educação a todos aqueles que o requererem.

Tendo em conta a missão do Conselho Interamericano de Desenvolvimento Integral, as normas e linhas de ação estabelecidas em seu Plano Estratégico de Cooperação Solidária para o Desenvolvimento, os mandatos emanados das Cúpulas das Américas, e as resoluções da Assembléia Geral da OEA, as atividades do INEAM se concentram em oito campos:

· Desenvolvimento Social e Geração de Emprego Produtivo;

· Educação;

· Diversificação e integração Econômica, Abertura Comercial e Acesso a Mercados;

· Desenvolvimento Científico, Intercâmbio e Transferência da Tecnologia;

· Fortalecimento das Instituições Democráticas;

· Desenvolvimento do Turismo;

· Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente; e

· Cultura.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE