sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Reitor entrega a ministério plano de internacionalização da UFMT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, participou de reuniões em Brasília nos ministérios da Agricultura e da Educação. Na oportunidade, ele acompanhou discussões sobre sustentabilidade e agronegócio, bem como a internacionalização de ações da UFMT. A universidade recebeu apoio institucional para desenvolvimento de atividades nas duas áreas a fim de facilitar a cooperação com outras instituições.

No Ministério da Educação (MEC) o reitor esteve em reunião com o Coordenador-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior para apresentar propostas para uma política de internacionalização com foco em resultados. O professor Evandro Soares da Silva entregou ao Coordenador-Geral o Plano Institucional de Internacionalização (PII-UFMT), em execução até 2026. O plano, estruturado a partir da Secretaria de Relações Internacionais (Secri), prevê a promoção de uma cultura de internacionalização envolvendo a comunidade acadêmica com reflexos na imagem da UFMT entre universidades pelo mundo.

Presente no encontro, o secretário de Relações Internacionais, professor Lucas Oliveira de Sousa, fez uma explanação a respeito de um levantamento junto a docentes da UFMT a respeito de conhecimento de outros idiomas e o interesse em participar do trabalho de internacionalização da universidade. Com resultados parciais o levantamento embasou outras ações desenvolvidas pela Secri, como a capacitação em idiomas estrangeiros de servidores da UFMT, a serem direcionadas pela Coordenação de Línguas Aplicadas à Internacionalização (CLAI).

As propostas estruturadas no Plano Institucional de Internacionalização receberam o apoio institucional do MEC pelo Coordenador-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior, Adi Balbinot Junior. O coordenador ainda destacou o alinhamento das propostas da SECRI com projetos similares em fase de desenvolvimento pelo ministério.

Em encontro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a UFMT, em conjunto com a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), esteve em discussões sobre o estabelecimento de parcerias para pesquisas aplicadas no setor agroindustrial de Mato Grosso. “A reunião culminou no comprometimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em buscar junto com a UFMT e a UFR recursos, editais e outras formas de fomento junto a FINEP, setor privado e toda a sociedade”, disse o reitor sobre a busca de recursos para apoiar as pesquisas no setor agroindustrial que inclui projetos desenvolvidos com a China.

O encontro no Mapa desenvolveu-se para tratar do apoio institucional para o fomento a produção de biofertilizantes desenvolvidos pela UFMT e a UFR de modo alinhado ao Centro Brasil-China de Pesquisa em Tecnologia Sustentável e Inovação do Agronegócio de Mato Grosso (BCAgriMT) na produção sustentável, irrigação e inovação para a agropecuária. O secretário de Relações Internacionais, professor Lucas Oliveira de Sousa apresentou junto com a reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Analy Castilho Polizel de Souza uma proposta de interesse de atuação conjunta.

“Apresentamos a proposta do BCAgriMT e a equipe do MAPA apontou as áreas de atuação deles como bioinsumos, agricultura digital e conectividade, food tech, inovação aberta e além disso cursos genéticos com a possibilidade de lançamento de vários programas que podem resultar em editais de fomento”, disse o professor sobre o encontro que tratou também da agricultura de baixo carbono. A partir do encontro ficou estabelecida a elaboração de um protocolo de cooperação entre o MAPA e instituições de Mato Grosso como Governo do Estado e universidades.

Além disso, há a proposta de realização de um seminário com a equipe do Mapa, além de agentes públicos e privados de Mato Grosso para estruturar parcerias envolvendo o setor agroindustrial e pesquisas aplicadas. “Ficou acertado que as instituições de Mato Grosso vão trabalhar na elaboração de um protocolo de intenções com o Ministério da Agricultura para que o Mapa possa atuar como parceiro institucional da UFMT e demais instituições em projetos”, comentou o professor Lucas Oliveira de Sousa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE