PUBLICIDADE

Reitor da Unemat é empossado

PUBLICIDADE

A nova reitoria na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foi empossada, ontem à noite, em Cáceres. O ex-vice-reitor Elias Januário, em seu discurso, durante a transmissão da gestão, afirmou que a nova diretoria assume uma instituição forte. “É com satisfação que entregamos uma universidade melhor, que nos últimos quatro anos deu um grande salto de melhoria no ensino, pesquisa e na estrutura”.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste, no ato representando o governador, deu posse ao reitor eleito, professor Adriano Aparecido Silva, que dirigiu seu discurso aos professores da instituição, como “parte importante da universidade”. Adriano Silva agradeceu o ex-reitor Taisir Karim, Januário, a equipe de pró-reitores e todos os envolvidos que, de alguma forma, contribuíram para que a Unemat se transformasse na instituição que é hoje.

No período de 2002 a 2008, houve o aumento de 62,2% no número de vagas ofertadas nos cursos de graduação. Há oito anos a Universidade disponibilizava 2.220 vagas em 75 cursos e neste ano (2010) o número chegou a 3.600 vagas em 82 opções de formação em nível superior nos 11 campi. Nenhum curso de pós-graduação stricto sensu era oferecido; atualmente oferece cinco mestrados institucionais: três no campus de Cáceres, em Ciências Ambientais, Linguística e Educação; em Estudos Literários, no campus de Tangará da Serra; e Ecologia e Conservação, em Nova Xavantina.

O vice-reitor eleito, Dionei José, também elencou alguns diferenciais da Universidade do Estado como a formação específica para índios e o fato das escolas públicas estadual ou municipal em Mato Grosso contarem com pelo menos um professor graduado pela Unemat, os investimentos feitos nos últimos anos e o aumento de recurso a partir do próximo ano (2011), quando a instituição passa a contar com 2,5% do orçamento do Estado. “Eu vou estar aqui ao lado do senhor reitor à disposição desta universidade, um dos mais valiosos patrimônios da sociedade”, discursou Dionei José.

Após a transmissão da gestão, Adriano Silva apresentou a equipe de pró-reitores: a professora Ana Maria Di Renzo na Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), professora Áurea Regina Alves Ignácio, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pos-graduação (PRPPG), a professora Juliana Matiello , na Pró-reitoria de Extensão e Cultura, o assistente administrativo Valter Danzer, na pró-reitoria de Administração(PRAD), o professor Ariel Lopes Torres, Pró-reitoria de Finanças, e o professor Weily Toro Machado , na Pró-reitoria de Planejamento de Desenvolvimento Institucional(PRPDI).

A secretária de Ciência e Tecnologia, destacou a fidelidade dos gestores que deixaram a reitoria, da equipe administrativa, que participou da transformação e avanços da universidade, muitas vezes renunciando o convivío familiar. “Este é um momento que passa, e apenas os amigos ficam deste período”, argumentou Ima Grisoste que entregou ainda ao ex-reitor uma placa de homenagem pelo trabalho desenvolvido nesses oito anos. Para a equipe que assumiu, a secretária de Ciência e Tecnologia deixou a incumbência de levar mais conhecimento, continuar desenvolvendo e contribuindo com a Unemat.

A solenidade de posse contou ainda com as presenças da secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, secretário de Estado de Comunicação Social, Onofre Ribeiro, secretária-adjunta de Comunicação Social, Cirlene Lopes, superintendente de Políticas Indígenas da Casa Civil, tenente-coronel Alessandro Mariano Rodrigues, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Francisco Solto, e representantes da OAB/MT, professores, técnicos, acadêmicos, autoridades municipais e população local.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE