Educação

Reitor da Unemat disputa presidência da Associação Brasileira de Reitores

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso, Rodrigo Zanin, é candidato a presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O candidato a vice é o reitor da Universidade de Pernambuco (UFPE), Pedro Henrique de Barros Falcão. Por enquanto só a chapa que os dois encabeçam foi registrada. A votação é nesta quarta-feira à tarde, online, em reunião extraordinária do conselho pleno. Poderão votar os membros efetivos aptos a voto conforme o Estatuto da Abruem.

A associação “congrega 45 instituições de 22 estados brasileiros e a presidência da associação coloca a Unemat como protagonista na discussão da educação superior ofertada pelas Instituições de Ensino Superior nos estados e municípios do país, que representam, aproximadamente, 50% dos alunos de graduação em IES públicas no Brasil”, destacou Rodrigo Zanin.

O atual presidente é Antônio Guedes Rangel Júnior, da Paraíba. Entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, a Abruem atende milhares de alunos, em todos os níveis do Ensino Superior nas modalidades presencial, semi-presencial e a distância. Com assento em diversos conselhos e órgãos consultivos estaduais e federais, a Associação tem na interiorização do ensino universitário como uma de suas principais bandeiras, em decorrência da enorme capilaridade dos campi universitários, campi avançados, extensões, polos de Educação a Distância (EaD) e outras estruturas mantidas pelas afiliadas.

A associação igualmente é defensora da causa da internacionalização, promovendo anualmente diversas ações que envolvem missões ao exterior, acordos de cooperação, encontros diplomáticos e muito mais. Ao adotar tais estratégias, a Abruem justifica plenamente sua razão de existir, sempre em favor da sociedade, em especial das regiões mais carentes e junto às camadas da população que mais necessitam de apoio do sistema estadual e municipal de Educação Superior.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)