PUBLICIDADE

Rede pública de Sorriso recebe mesma nota anterior do Ideb

PUBLICIDADE

A análise do Ministério da Educação aponta que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 gerados para o ensino fundamental da rede pública de Sorriso teve casos de repetições às atribuições feitas no último levantamento, em 2009. Quando analisado de modo geral (redes estadual e municipal), o Ideb alcançado foi de 5,2 para séries iniciais (até 4ª série/5º ano) e, 4,5 para séries finais (até 8ª série/ 9º ano). As mesmas notas foram conquistadas no Ideb anterior, no entanto, ainda superaram as expectativas do ministério, pois as previsões eram de 4,4 e 3,9, respectivamente.

Quando analisado apenas o ensino fundamental da rede estadual, houve atribuição de notas apenas para os anos finais. O Ideb alcançado foi de 4,4, superior ao previsto que era de 3,4 e, também, maior do que a meta programada para ser alcançada em 2015 (4,2). Em 2009, o índice alcançado foi de 3,8. Alunos de cinco escolas foram avaliados.

Já na rede municipal, foram analisados os desempenhos dos alunos de 17 escolas. Nas séries iniciais do ensino fundamental, o Ideb alcançado foi de 5,2. Nas finais, o índice foi de 4,6. Nos dois casos, repetiram-se as notas conquistadas em 2009. Conforme o MEC, a nota atingida nas séries iniciais era projetada para 2017. Já nas finais, o índice superou a previsão feita para 2013.

O Ideb, conforme Só Notícias informou, é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos. Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os Estados. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos.

O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Para este último, não são disponibilizados os dados municipais, apenas para Estado, região ou país.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Seduc lança concurso “Desafio Estudante Influencer” em MT com premiações

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...

Conselho da Unemat aprova novos cursos de graduação e pós-graduação

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da...

Sinop deve ampliar cinco escolas com espaços modulares; R$ 6 milhões

A prefeitura de Sinop homologou registro de preços no...
PUBLICIDADE