segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Reabertas as matrículas para o projeto LetrAção no Nortão

PUBLICIDADE

As matrículas para a 3ª etapa do projeto LetrAção foram novamente prorrogadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) até o próximo dia 15 de novembro. Essa é a última oportunidade para as pessoas que ainda não foram alfabetizadas se inscrevam, já que em 2006 não haverá cadastro por ser um ano eleitoral.

As inscrições para o projeto, que é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), tinham se encerrado no último dia 15 de outubro. Contudo, devido ao baixo número de cadastramentos realizados pela Seduc levou o Ministério da Educação (MEC) a prorrogar as matrículas.

“Já cadastramos cerca de cinco mil pessoas, mas a nossa meta é alcançar pelo menos 20 mil pessoas em todo o Estado. Por isso, fazemos um apelo aos prefeitos, as igrejas, escolas estaduais, municipais, particulares e todas as pessoas que conhecem alguém que ainda não sabe ler ou escrever para incentivá-las a participarem do projeto”, disse a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.

Para se cadastrarem, os interessados devem procurar a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as Assessorias Pedagógicas de todo o Estado ou as escolas estaduais. As inscrições também podem ser realizadas pelo Disque-Alfabetização, que funciona pelo número 0800-647-6325.

A meta do LetrAção é alfabetizar pelo menos 60 mil pessoas com idade superior a 15 anos, até o final de 2006. Até o momento, o governo já proporcionou a volta às salas de aula de pelo menos 42,8 mil pessoas em Mato Grosso. As aulas dessa 3ª etapa estão previstas para iniciar em março de 2006.

Os alfabetizadores voluntários também podem efetuar as inscrições até o dia 15 e montar turmas com limite a 25 pessoas, bem como providenciar o local para realização das aulas. Durante as aulas, os alfabetizadores recebem uma ajuda mensal de R$ 120 e mais R$ 7 reais por aluno.

De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2000, existiam em Mato Grosso 224 mil analfabetos, no total de aproximadamente 2 milhões de habitantes, ou seja, 11% da população.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE