Mais de 600 profissionais da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e de instituições parceiras atuarão no vestibular e no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (CFO/MT). Eles trabalharão como fiscais de corredor, coordenadores de sala, de estabelecimento e de pólo, além da elaboração, revisão, transporte e correção. As provas ocorrem neste domingo (16) e segunda-feira (17), em 152 salas de aulas de 15 estabelecimentos de ensino, localizados em 10 cidades pólo de todo o Estado.
Visando atender uma demanda de candidatos que se deslocam de cidade, no domingo, as provas acontecem das 13h às 17h, e na segunda-feira, das 8h às 12h, horário oficial de Mato Grosso. A Unemat investe na segurança do concurso e conta com o apoio das polícias Militar e Civil. A PM realizou escolta no transporte de provas, guarda de provas e designará policiais para os estabelecimentos nos dias de vestibular. Já a Polícia Civil, por meio da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), disponibilizou para cada polo de prova um profissional papiloscopista, para acompanhar a coleta de digitais em caso de dúvidas na fisionomia e identificação do candidato.
A identificação especial feita por papiloscopistas foi utilizada pela primeira vez no último vestibular da Unemat. A parceira deu tão certo que o procedimento deve ser adotado em todos os concursos coordenados pela Universidade, contribuindo para aperfeiçoar ainda mais os procedimentos de segurança.
São oferecidas 500 vagas para a Unemat, seis para o curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros e 30 para a Polícia Militar. Há um total de 4.742 inscritos, sendo 961 para a universidade, 3.430 para a PM e 351 para o Corpo de Bombeiros. O curso mais concorrido foi o CFO da Polícia Militar. São 619 mulheres inscritas, representando 206 candidatas para cada vaga ofertada, e 2.812 homens inscritos, uma relação de 104,15 candidatos/vaga.
Já para o Corpo de Bombeiros Militar são 62,00 candidatas/vaga e 57,80 candidatos/vaga.
Dentre os cursos oferecidos nas modalidades diferenciadas da Unemat, os mais disputados são de Licenciatura em Computação em Sinop (5 candidatos/vaga), seguido de Administração em Sorriso (4,26).