Neste sábado e domingo cerca de 120 mil pessoas participam das provas do exame supletivo nos ensinos fundamental e médio.
As provas vão ocorrer em Cuiabá e em 17 outros pólos do Estado. Os alunos devem chegar nos locais das provas até às 7h, e às 13h15. Os horários de início e término podem variar conforme o tipo de prova, seja por área de conhecimento ou por disciplina. Conforme a disciplina a prova pode durar de uma hora a 1h30. Por área de conhecimento, a duração é de 2 horas.
Os alunos devem levar um documento de identidade original, com foto (o mesmo utilizado no ato de inscrição), além do comprovante de inscrição e uma caneta esferográfica, azul ou preta. Objetos como bolsas, celulares, calculadoras e livros se forem levados à escola, serão obrigatoriamente deixados na entrada da sala de prova, mas a Coordenação do Exame Supletivo informa que não se responsabiliza pelo extravio ou furto dos mesmos. Os três últimos alunos na sala só serão liberados ao mesmo tempo.
Tanto para o ensino fundamental, como médio, as provas de língua portuguesa constarão de 20 questões, correspondentes à interpretação de textos e gramática. Cada questão vale 0,35, totalizando sete pontos. A redação equivale a três pontos. Nas provas das demais disciplinas também são 20 questões objetivas, cada uma valendo meio ponto.
Por área de conhecimento, são 40 objetivas (0,2 décimos cada), mais dois pontos para a redação, nas provas de linguagem (ensino fundamental) e linguagens, códigos e suas tecnologias (ensino médio). Nas demais provas, são 40 questões, cada uma valendo 0,25 décimos.
O gabarito será divulgado pela Seduc no dia 8 de dezembro. O resultado está previsto para ser divulgado em 16 de janeiro.