Educação

Prorrogadas até maio também em Mato Grosso inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa

As inscrições para sétima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa foram prorrogadas até o dia 10 de maio. A competição vai premiar as produções de textos de estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. Além disso, professores e turmas poderão concorrer com o relato de prática.

Podem se inscrever os professores que dão aulas para alunos de escolas públicas. As categorias Poema (5º ano do Ensino Fundamental); Memórias literárias (6º e 7º ano do Ensino Fundamental); Crônica (8º e 9º ano do Ensino Fundamental); Documentário (1º e 2º ano do Ensino Médio); e Artigo de opinião (3º ano do Ensino Médio).

Após a inscrição, os professores têm que fazer as oficinas, usando os cadernos de gênero textuais disponibilizados no site da Olimpíada de Língua Portuguesa 2021, registrar as atividades e depois fazer um relato de prática contando como foi o trabalho desenvolvido com as turmas. Após essas etapas, também devem, com os estudantes, escolher algumas produções textuais ou audiovisuais.

A secretaria de Estado de Educação reforça que os professores da rede estadual que se inscreverem na competição vão participar de um projeto formativo e orientativo com o objetivo de colaborar com a execução das oficinas. Esse percurso formativo e de aplicação das oficinas será certificado pela Seduc.

A secretaria afirmou ainda que os cadernos de gêneros textuais foram elaborados para trabalhar com as habilidades de leitura e escrita conforme a Base Nacional Comum Curricular e estão disponíveis para serem baixados gratuitamente na página da olimpíada na internet.

As inscrições para a olimpíada podem ser feitas online. Os professores e as turmas, assim como as escolas, que forem selecionados na etapa nacional da olimpíada de língua portuguesa receberão os seguintes prêmios.

 

Redação Só Notícias