PUBLICIDADE

Projeto leva cinema em formato de planetário itinerante em 40 escolas públicas de MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O projeto “MT Imersivo: Fronteiras” levará um cinema em formato de planetário itinerante a 40 escolas públicas de 11 municípios de Mato Grosso a partir desta terça-feira (11). Com início em Nobres (a 122 km de Cuiabá), a iniciativa busca promover sessões imersivas com foco em ciência, astronomia e entretenimento educativo.

Contemplado no edital Cinemotion de Apoio a Espaços de Exibição, promovido pela secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer com recursos da Lei Paulo Gustavo, o projeto prossegue até abril e deve atingir mais de 24 mil estudantes no Estado.

A cúpula hemisférica itinerante tem capacidade para até 30 pessoas por sessão, possui acessibilidade para indivíduos com mobilidade reduzida e dispõe de equipe com treinamento atitudinal. Com duração de 20 minutos, os filmes lúdicos e educativos incluem ainda recursos como Libras e audiodescrição.

Educadores também serão preparados previamente, com acesso aos conteúdos dos filmes, para integrar as temáticas ao ensino em sala de aula. Além disso, o projeto oferecerá oficinas práticas de Stop Motion, em que os estudantes aprendem a produzir filmes de um a dois minutos, propiciando uma vivência prática em produção audiovisual. Os filmes produzidos também serão exibidos na cúpula imersiva.

Alguns dos municípios pelos quais o projeto passará foram selecionados com base em critérios de densidade populacional e PIB reduzido, priorizando áreas com menor acesso a conteúdos audiovisuais de alta qualidade.

De acordo com o idealizador do projeto, Umberto Magalhães, o MT Imersivo é uma evolução de ações anteriores realizadas pela mesma equipe, que já alcançou mais de 10 mil pessoas desde 2016. “O projeto busca despertar o interesse por ciência e arte, fomentar o pensamento crítico e promover a inclusão cultural, deixando um legado educativo em regiões que raramente recebem iniciativas deste tipo”, explica.

A programação acontecerá em escolas e centros culturais, com apoio das prefeituras municipais e ampla divulgação em mídias locais.

Confira a programação completa do MT Imersivo: Fronteiras:

Nobres: 11 a 14 de fevereiro
Diamantino: 17 a 20 de fevereiro
Tangará da Serra: 25 a 27 de fevereiro
Barra do Bugres: 11 a 14 de março
Porto Esperidião: 17 a 19 de março
Lambari: 21, 24 e 25 de março
Rio Branco: 27, 28 e 31 de março
Salto do Céu: 2 a 4 de abril
Mirassol do Oeste: 7 a 10 de abril
Araputanga: 14 a 17 de abril
São José dos Quatro Marcos: 22 a 25 de abril

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria aumenta remuneração de concurso público com 1,5 mil vagas em Mato Grosso

A secretária estadual de Educação (Seduc) anunciou que retificou...

Sinop: idosa que sofreu queda em faixa elevada morre em hospital

Eva Maria Hernandes Ortega, de 87 anos, faleceu hoje...
PUBLICIDADE