Sob os gritos entusiasmados de “UFR”, o projeto de criação da Universidade Federal de Rondonópolis foi entregue oficialmente pelo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, ao governador do estado de Mato Grosso, Blairo Maggi, em sessão solene da Câmara Municipal, ontem à tarde. À noite, na Praça Brasil, milhares de pessoas prestigiaram a apresentação pública do projeto, em meio a um show da Orquestra Sinfônica da UFMT em conjunto com vários DJs e bandas regionais. Agora o projeto será entregue ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em data que está em agendamento.
A criação da UFR é encarada como de extrema importância não só para a população de Rondonópolis, mas de toda a região, já que a educação é apontada como relevante propulsora econômica, social e cultural. O projeto técnico de emancipação do campus foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) e Conselho Diretor, estruturas inerentes à UFMT.
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o envio de indicativo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para transformar o campus em uma universidade autônoma para a região. Agora, o projeto político aprovado pela Comissão somará com o projeto técnico aprovado pela UFMT na tramitação em Brasília