PUBLICIDADE

Programa do governo de MT para melhorar índices educacionais é destaque em eventos nacionais

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O programa Educação 10 Anos, da secretaria estadual de Educação, tem ganhado destaque nacional em eventos educacionais realizados este mês. Formado por 30 políticas educacionais e mais de 130 ações, o plano visa colocar a educação pública do Estado entre as 10 melhores do país, até 2032. No 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que termina amanhã, em Cuiabá, tem sido destacados os avanços.

“O programa é um exemplo do comprometimento do Estado em elevar a qualidade da educação e garantir um futuro promissor para os estudantes e os dois eventos nacionais que estamos sediando em Mato Grosso também focam uma década com o compromisso em trilhar o caminho certo para o desenvolvimento educacional, assim como já fazemos desde a implantação do Educação 10 Anos”, analisa o secretário de Educação, Alan Porto. 

Ele acrescenta que os debates centrais dos eventos demonstram que Mato Grosso está no caminho certo em relação à educação pública. “Asseguramos o compromisso em proporcionar uma educação de qualidade e transformadora para os estudantes da Rede Estadual e também as municipais, por meio do regime de colaboração”, afirma.

Desde o início da gestão do governador Mauro Mendes, a secretaria estadual de Educação vem trabalhando políticas e ações para o aprimoramento da educação pública, entre elas a valorização dos profissionais da educação, a implementação de políticas inclusivas, o fortalecimento da gestão educacional, gestão compartilhada e na recuperação da aprendizagem. 

A valorização dos professores e demais profissionais também foram pontos de avanços. Reconhecendo a importância desses profissionais para a qualidade do ensino, a secretaria investiu em formação continuada, melhoria das condições de trabalho e valorização salarial, com destaque para o decreto que regulamentou a gratificação anual por eficiência e resultado dos profissionais da Educação Básica.  “Além disso, investimos em educação integral e cada vez mais inclusiva, promoção da acessibilidade nas escolas, garantia de um ambiente acolhedor, implementação de políticas eficientes, otimização dos recursos disponíveis e o fortalecimento da participação da comunidade escolar na tomada de decisões”, observa o secretário. 

A rede estadual também passou a contar com o Sistemas Estruturado de Ensino, plataformas digitais como o Mais Inglês MT, Ciência em Show, apostilas e livros impressos e atualizados a cada bimestre, Chromebooks para estudantes, robótica educacional, tecnologias em sala de aula como internet banda larga e Smart TVs, programas como Estudante Nota 10 e Intercâmbio MT no Mundo, entre outras ações, informa a secretaria estadual de Comunicação.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE