segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Programa de educação em saúde da Unemat está entre os 15 melhores do país

PUBLICIDADE

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde selecionaram as 15 melhores experiências na área da Educação em Saúde do Brasil, entre elas, o Escritório de Qualidade para Organização de Saúde (Esqualos) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que está entre os 15 semifinalistas escolhidos de um total de 251 inscritos. O escritório de qualidade é o único programa da região Centro-Oeste a se classificar para a semifinal. Com foco na educação permanente em saúde, a comissão tem como objetivo conhecer as inovações e as experiências exitosas que potencializam a formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde.

Foram 251 inscrições. Os projetos foram analisados pela comissão de avaliação integrada por representantes da Opas e do ministério. As 31 práticas selecionadas na segunda etapa receberam a visita in loco dos representantes da comissão. Com isso, foram selecionados os 15 projetos desta fase. Os finalistas receberão certificado de reconhecimento dos projetos em cerimônia pública, a ser realizada no encerramento da iniciativa.

A parceria previu três eixos temáticos para a inscrição das experiências: integração ensino-serviço-comunidade; educação e práticas interprofissionais e gestão da política de educação permanente em saúde.

Escritório de Qualidade para Organização de Saúde (Esqualos) foi implementado em Tangará da Serra, em 2017, é resultado de parceria entre o curso de enfermagem da Unemat, a secretaria municipal de Saúde e as instituições de saúde de Tangará. O Esqualos é resultado de articulação com os serviços públicos e privados de saúde do município de Tangará da Serra e se constitui de um programa que visa promover educação, através do processo de pesquisa e extensão na articulação ensino-serviço. De acordo com o coordenador do programa, professor Josué Souza Gleriano, o Esqualos está contribuindo decisivamente para o fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, por meio da articulação de práticas interprofisisonais, considerando a integração de profissionais das mais diversas áreas como Enfermagem, Medicina, Direito, Arquitetura, Administração, entre outros, a fim de garantir o desenvolvimento e sustentação das práticas seguras para a assistência à saúde. A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...
PUBLICIDADE