quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Programa de alfabetização do governo do Estado já tem 20 turmas em Sinop; inscrições terminam na 2ª 

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Já foram abertas 20 turmas com 200 alunos, um dia após a assinatura do termo de adesão feita pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e pela secretária municipal de Educação, Sandra da Conceição Donato e o prefeito Roberto Dorner durante a inauguração da Escola Militar Tiradentes, ontem.  As inscrições terminam na segunda-feira e devem ser feitas na secretaria municipal de Educação. Já as aulas iniciam na próxima quarta-feira.

A coordenadora do programa, Cristiane Bregolatto explica que o aluno será direcionado para o local mais próximo de sua residência. “A gente tem a parceria com o Centro de Referência de Assistência Social, então tem aulas que vão acontecer nesses espaços, tem aulas que vão acontecer em escolas, e tem aulas que acontecem em igrejas parceiras, então cada região do município nós temos alfabetizadores que irão trabalhar”.

A última edição do programa em Sinop foi realizada em 2018, formando 220 alunos, grande parte do público atendido foi de idosos. Em 2019 não houve o programa no município e em 2020, devido a pandemia, as turmas não foram abertas.

O município de Sinop é o 58º a aderir ao programa Mais MT Muxirum, que visa alfabetizar que visa alfabetizar jovens e adultos com mais de 15 anos.  No município já são 42 alfabetizadores selecionados e, de acordo com a formação de mais turmas, outros serão contratados. “Para alfabetizar é necessário muito carinho, muito cuidado. Os alfabetizadores são apaixonados pelo que fazem, tanto que temos muitos que já participaram do programa em outros anos”.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto enfatizou que a meta do projeto está muito próxima de ser alcançada. Para este ano, foram selecionados 60 municípios para desenvolverem o programa e apenas dois não assinaram o termo de adesão, sendo que as conversas já estão bem avançadas.

Alan Porto explica que o programa é executado pelo município, com atendimento flexibilizado quanto ao local – pode ocorrer em centros comunitários, igrejas, escolas – e com turma reduzida, de 10 a 15 alunos no máximo.

Serão atendidos jovens e adultos tanto da zona urbana como da zona rural, respeitando todas as regras de biossegurança.“O regime de colaboração com os municípios é fundamental neste programa para que o atendimento chegue aos locais de mais difícil acesso. Hoje temos 199 mil jovens e adultos analfabetos nos 141 municípios de Mato Grosso, o que representa 5,9% da população acima dos 15 anos. Sem as parcerias, a implementação efetiva do programa não seria possível devido à extensão territorial do nosso Estado”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...
PUBLICIDADE