Aproximadamente 800 estudantes da rede pública serão atendidos, no segundo semestre, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar. As ações englobarão alunos do quinto e sétimo anos do ensino fundamental, educação infantil e também uma turma de pais. O objetivo é conscientizar os participantes sobre a prevenção às drogas lícitas e ilícitas, com palestras, aulas e outras atividades.
Na relação das escolas estão as municipais Armando Dias, Basiliano Carmo de Jesus, Tiago Aranda Martins, Jardim Paraíso, a escola estadual Edeli Mantovani, três creches e três turmas de pais. A aula inaugural do programa foi ontem. As ações ocorrem em parceria com a Secretaria de Educação de Sinop.
O trabalho, iniciado em 2001, já formou mais de 16 mil estudantes de 4ª série em escolas da rede sinopense. Em 2007, ampliou o atendimento para crianças e adolescentes da 6ª série. Um policial militar é responsável pelas aulas, com o acompanhamento de professores nas turmas.