Educação

Professores em Mato Grosso fazem revisão de conteúdos na reta final para provas do Enem

O Pré-Enem Digital Gold, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação voltada a estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino, chega em sua reta final com foco na revisão do conteúdo que será cobrado nas provas, que serão realizadas nos dias 17 e 24 deste mês na versão impressa e nos dias 31 e 7 de fevereiro na versão digital. Essa semana, os participantes tiveram acesso aos locais e horários das provas. As informações podem ser consultadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Por meio da oferta de aulas preparatórias durante 90 dias, o foco do projeto tem sido minimizar os danos causados no aprendizado dos estudantes durante o ano letivo de 2020 por causa da Covid-19. “Em tempos de pandemia, o Pré-Enem [email protected] Gold é muito importante porque é uma opção a mais de preparação para os estudantes que farão o Enem”, disse Andréa Melo Pereira, da Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc.

Aproximadamente 30 profissionais estão envolvidos no projeto, que contempla videoaulas e aulas presenciais em quatro cidades do estado – realizadas obedecendo a protocolos de biossegurança para evitar a transmissão da Covid-19. As duas modalidades são traduzidas para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

“Os professores conseguem passar bem o conteúdo. Outros conseguem animar as aulas, mesmo as matérias sendo complicadas, fazendo com que a gente fique atento. É muito bom”, diz a estudante Raphaela Morbeck, 18 anos.

As videoaulas vão ao ar diariamente na TV Assembleia e TVG e ficam disponibilizadas também no canal do Pré-Enem Digital no Youtube. Entre 11 e 16 deste mês serão exibidas as revisões das disciplinas de Linguagens, Redação, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que caem no primeiro dia de Enem. Já entre 18 e 23, os alunos vão poder assistir aos conteúdos relacionados a Ciências Naturais e Matemática, itens cobrados no segundo dia de provas.

Os estudantes ainda podem se inscrever para a última aula presencial do Pré-Enem Digital Gold, que será no dia 9 de janeiro. Os encontros ocorrem respeitando todos os protocolos de biossegurança para evitar a transmissão do novo coronavírus.

A modalidade presencial do projeto é oferecida em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. No interior do estado, as aulas são sempre das 8h às 11h, e focadas em Redação. Na capital as aulas ocorrem das 8h às 12h, com foco em todas as disciplinas.

As vagas para participar das aulas são limitadas e destinadas somente para alunos do 3º ano do Ensino Médio matriculados na rede estadual de ensino e que farão o Enem 2020.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)