terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Professores e técnicos da Unemat também irão aderir à greve geral

PUBLICIDADE

Os professores e técnicos da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) decidiram, nesta quarta-feira, em assembleias realizadas em diversos campi do Estado, aderir à greve geral marcada para esta sexta-feira (10). O movimento foi convocado pelas centrais sindicais em protesto contra a reforma trabalhista e previdenciária, “e políticas de retirada de direitos”.

Em nota, a Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat) informou que a paralisação também será contra o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) do Teto de Gastos. A entidade alega que o projeto “ataca os serviços públicos que atendem à maioria da população de Mato Grosso, com impacto direto na Unemat”. A Adunemat ainda informou que protestará “contra o eventual atraso (escalonamento) do pagamento de subsídios de todo o funcionalismo, possibilidade levantada por representantes do governo do Estado”.

Ontem, os professores da Universidade Federal de Mato Grosso decidiram também aderir à mobilização nacional. A categoria avaliou que não faltam motivos para a paralisação: cortes sistemáticos de recursos que comprometem as atividades da universidade; 20 anos de congelamento dos recursos públicos; (contra) reforma trabalhista, que fragiliza a garantia de direitos conquistados a partir de anos de luta, como reajuste salarial anual, horário de almoço, férias, carga horária definida, contrato formal com carteira assinada, dentre outros.

“De modo geral, a avaliação dentro da universidade é de que a situação está insustentável e que a tendência é piorar. Há uma grande insatisfação com o cenário, mas ao mesmo tempo uma indisposição para construir a resistência, um sentimento de terceirização da luta. As pessoas respeitam as decisões tomadas pelas entidades que as representam e até param, mas não comparecem às atividades programadas. Enquanto nós estamos nesse processo letárgico, o governo avança rapidamente na retirada de direitos”, avaliou, através da assessoria, a professora Alair Silveira, diretora da Adufmat-Ssind.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...

Escola técnica abre vagas para curso de inglês básico em Cuiabá

Já estão abertas as inscrições para os cursos de...

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje

Começou hoje o período para solicitar a isenção da...

Estudantes de Sinop embarcam para competição mundial de robótica nos EUA

Onze estudantes da rede estadual de ensino em Sinop...
PUBLICIDADE