quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Sintep quer 12% de reposição para servidores da Educação em Lucas do Rio Verde; prefeitura propõe 5%

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro e Altair Anderli, de Lucas do Rio Verde

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep) de Lucas do Rio Verde realizou assembleia geral e reivindica reajuste salarial mínimo 12,84%. Inicialmente, a proposta do executivo é de 5%. “A classe não acatou a proposta, e solicitou uma resposta da prefeitura até a sexta-feira. Nesta data, também teremos uma nova assembleia”. “Solicitamos no mínimo esse índice, que já foi calculado com base no piso nacional. Nosso primeiro objetivo era até um pouco maior, de 16,42%, mas a gente aceita desde que eles considerem 12,84% como mínimo. Tivemos dois ofícios de propostas do município, reprovamos ambos e a gente almeja esse valor”, destacou a presidente.

Ainda conforme Tânia “isso em cumprimento do piso nacional, que é uma lei, e não uma determinação de governo, então queremos o cumprimento. Além disso também temos o embasamento do plano municipal de educação, que é uma lei municipal, que segue a estadual e nacional. Como também trás a valorização da carreira de forma continua”, acrescentou. A categoria decidiu pelo estado de greve.

Outro lado
A assessoria da prefeitura de Lucas do Rio Verde destacou, ao Só Notícias, que o município “já paga acima do piso nacional, estamos concedendo reposição de inflação além de um ganho real. Estamos abertos ao diálogo”. “Essas negociações são naturais, e queremos mantê-las, continuar conversando e debatendo, para que a categoria se sinta valorizada”.  “Esses 12,84% da Lei Federal não se aplicam a Lucas justamente porque já pagamos acima do piso nacional”. “Além disso existe estudo de impacto financeiro dentro da prefeitura, estamos fazendo, por exemplo, o 2º maior concurso público da história de Lucas e a grande maioria das vagas é voltada para a Educação. Isso vai trazer um impacto muito grande para nossa folha salarial, que nós devemos considerar e agir com responsabilidade. Estamos sempre preocupados em manter uma valorização salarial porque entendemos que é preciso melhorar o poder de compra, e nós estamos dispostos a negociar”, expõe.

Ainda foi apontado que a prefeitura vem realizando diversas ações para melhora da Educação em todos os âmbitos. “Hoje temos a melhor Educação do Estado. Contamos com tecnologia, robótica, aeronáutica, matemática on-line, uma série de iniciativas dentro de nossas escolas que trazem para nós o segundo melhor Ideb do Estado”. “No entanto, sabemos que a categoria conhece, respeita e entende todas essas ações, mas querem uma valorização salarial, e nós queremos dá-la, obviamente pensando e projetando o município para o futuro, entendendo as limitações e impactos financeiros e trabalhando com responsabilidade, para não comprometer as contas do município para os próximos gestores”, completa a prefeitura.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...

Escola técnica abre vagas para curso de inglês básico em Cuiabá

Já estão abertas as inscrições para os cursos de...

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje

Começou hoje o período para solicitar a isenção da...

Estudantes de Sinop embarcam para competição mundial de robótica nos EUA

Onze estudantes da rede estadual de ensino em Sinop...
PUBLICIDADE