PUBLICIDADE

Professores aprovam greve nas escolas estaduais a partir da próxima semana

PUBLICIDADE

Os professores, técnicos e demais servidores da Educação decidiram, há pouco, na escola Nilo Póvoas, em Cuiabá, durante assembleia geral, iniciar greve a partir do próximo dia 31 caso o governo estadual não atenda as reivindicações. Eles querem um  calendário oficial sobre a data de concurso público na Educação, o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 11,28% dos servidores e se manifestaram contrários a implantação das Parcerias Públicas Privadas (PPPs) nas escolas. Amanhã, começa a paralisação das atividades, por 48h, conforme está programado pelo Fórum Sindical, que está pressionando o governo conceder a reposição inflacionária dos servidores públicos.

O governador Pedro Taques (PSDB) disse, pela manhã, na sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em ato que estava sendo oficializado o novo secretário da pasta, Marco Marrafon, que não existe privatização nas escolas. "Nós discutiremos PPP (para estruturas físicas das escolas). Isso será debatido em audiências públicas".

O governador reafirma que o Estado não tem condições de repor o RGA neste momento. "São 100 mil colaboradores, 39 mil profissionais da educação, 22 mil professores, 60% desses professores são contratados. Precisamos de concurso para professores. É muito fácil falar sim. O dificil é falar não. Nós não temos condições de fazer concurso público neste ano. Não temos condições de fazer concurso neste ano. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não permite. Quem fala a verdade não merece castigo".

Taques lembra que o acordo de reajuste salarial com a Educação será mantido. "Terão 7% de acréscimo na folha de pagamento. Mas a RGA não será possível. Ou pago salários ou pago RGA".

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Resultado do Enem será divulgado dia 16

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Peixoto investirá em dois novos ônibus para transporte escolar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (196 quilômetros de...

Unemat abre 2,3 mil vagas em Medicina e outros cursos em 11 cidades

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abriu...
PUBLICIDADE