A professora Vera Maquêa, que integra o programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participou nesta quinta-feira (10) de uma banca de defesa de doutorado na Universidade de Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Ela é a primeira docente da Unemat a participar de uma defesa de doutoramento em Sorbonne.
Ela foi convidada para integrar a banca de defesa de doutorado em Estudos Românicos Especialidade Estudos Africanos de Maria do Carmo Martins Pires, que tem como título em português: “Entre compromisso e distanciamento: o dilema de um escritor, Germano Almeida, na sociedade pós-colonial de Cabo Verde.”
O coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, Aroldo José Abreu Pinto, destacou a importância de ter professores participando como membros externos em bancas no exterior. Segundo ele, um dos critérios para avaliar os programas de pós-graduação pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é o processo de internacionalização.
“Nessas participações é possível mostrar o trabalho que realizamos aqui na Unemat, além de estreitar laços e relacionamento com outras universidades. Nesse sentido, a Unemat já tem parcerias com universidades de Portugal e México, e agora inicia uma aproximação maior com universidades da França”, diz Haroldo.