sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Processo vai garantir isonomia na seleção de professores interinos e técnicos da Educação em MT, diz secretário

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)

A realização do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais da Secretaria de Estado de Educação, para o ano letivo de 2022, atende um pleito antigo da categoria e segue orientação dos órgãos de controle, afim de garantir isonomia na seleção dos professores e técnicos que irão atuar na rede estadual de ensino. Conforme o secretário de Educação, Alan Porto, o certame vai oportunizar que todos concorram com equidade, conferindo um ensino de maior qualidade para os estudantes.

“Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, além de promover pessoas nos 15 polos de maneira que não falte servidor em nenhuma escola. Quem ganha com isso são os alunos, que terão aulas melhores, já que o teste vai selecionar professores com mais conhecimento entre os interinos”, destacou Porto, através da assessoria.

O processo tem como objetivo a seleção de professor, técnico administrativo educacional e apoio administrativo educacional para contratação temporária em demandas que não são caracterizadas como vagas de concurso, tais como aulas residuais e licença médica, para substituir servidores efetivos que, anualmente, são designados para funções como diretor, coordenador, secretário, assessor pedagógico na rede escolar.

O certame é organizado pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Instituto Selecon), sem custo para o Estado, já que o pagamento da empresa se dá por candidato inscrito. Após aprovados, os profissionais deverão passar, ainda, por avaliação semestral de desempenho, que irá analisar o cumprimento de requisitos mínimos como assiduidade, realização de diário de classe, plano de aula, entre outras obrigações.

Desde 2019, a Seduc, vem promovendo uma série de avanços na rede pública de ensino do Estado, otimizando a utilização dos recursos disponíveis. Destacam-se as inúmeras reformas e ampliação dos prédios das escolas, o aumento na oferta de vagas para a Educação de Jovens e Adulto, a substituição dos antigos Cefapros pelas novas Diretorias Regionais de Ensino em todas as 15 regiões do Estado e a implantação de processo seletivo para o cargo de diretor escolar, em atendimento à decisão judicial que veda a eleição para diretores e outros cargos de indicação privativa do Executivo.

Além disso, a realização do PPS pelo Instituto Selecon, sem custo para o Estado, trouxe economia e lisura para o processo de contratação desses profissionais, que até então eram selecionados exclusivamente pelo regime de contagem de pontos.

O Intituto Selecon foi contratado na modalidade ‘contrato de risco’. Neste caso, a empresa é remunerada pelas taxas de inscrição. Até o momento, o processo seletivo já conta mais de 10 mil inscritos, dos quais 3 mil conseguiram isenção do valor da inscrição

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE