sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Presionado e criticado, governo pode rever orçamento da Unemat

PUBLICIDADE

A comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa recebeu o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, e as diretorias da Unemat e Adunemat, para apresentar o andamento das negociações com o Governo do Estado.

O ponto principal foi a busca de solução para as reivindicações da classe docente da Unemat. Além de maior orçamento para investimentos na instituição, a principal busca é pelo plano de cargos, carreiras e salários da categoria e a realização de um congresso universitário.

“No próximo dia 26 devemos receber da comunidade da Unemat uma proposta final dentro das soluções que estamos apurando. O governador vai analisar essa situação pra ver até onde o governo pode ir, talvez até além do orçamento, para viabilizar os PCCS”, afirmou o secretário, que garantiu uma análise das propostas entre 27 de abril e 04 de maio, além da reunião com governador Blairo Maggi no dia 5, para finalizar a negociação.

A presidente da Adunemat, professora Maria Ivonete de Souza, destacou que a principal reivindicação da categoria é a implantação dos PCCS. “Nós não estamos pedindo aumento salarial, nós estamos querendo regularizar a carreira salarial. Se isso não for possível nós não vamos aceitar o meio termo pois esse é o nosso limite. Depois do dia 5 nós não vamos mais ficar só na discussão”, enfatizou ela.

Outro ponto discutido é a atual forma de vinculação do orçamento da Unemat à arrecadação do ICMS do Estado. Esta modalidade não tem mais atendido às necessidades da instituição. Segundo o secretário, após as negociações, será possível estabelecer uma nova proposta de vinculação orçamentária, possivelmente estabelecendo um índice dentro do Orçamento Geral do Estado.

Vitérico Maluf, pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional reforçou a necessidade de encontrar novos recursos e classificou a Unemat como uma das universidades do país com menor quantidade de investimento por aluno. “Se nós compararmos o que custa um discente hoje na Unemat nós vamos ver que o custo/aluno da Unemat está aquém do que se aplica em outras universidades do país. Hoje o custo/aluno da Unemat está em R$ 40”, disse ele.

Segundo análise do deputado Alexandre César (PT), parte dos problemas enfrentados pela Unemat são fruto de uma falta de planejamento no aumento da oferta de vagas e de novas unidades. “Houve uma expansão desordenada da Unemat que levou ao estrangulamento da gestão e do orçamento, mas com o Congresso que será realizado em julho a sociedade mato-grossense vai poder pensar o futuro da Unemat. Alexandre também declarou que o Governador se mostra disposto a rever a forma de financiamento da Universidade baseado no ICMS”, afirmou Alexandre, em posição apoiada também pelo deputado Wagner Ramos (PR).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE