Educação

Prefeitura de Sinop se compromete em manter o selo UNICEF este ano

A prefeitura se comprometeu, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em continuar este ano os trabalhos que incentivam a realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no município. Sinop está inscrita no Selo UNICEF desde 2013 e, desde então, já gerou resultados importantes em diversas áreas de políticas públicas, incluindo educação, saúde e assistência social.

Em janeiro, começou trabalho junto ao Tribunal Regional Eleitoral para informar e confeccionar títulos de eleitores para todos os alunos da rede pública de ensino, com mais de 16 anos (limite de 18 anos), que ainda não têm títulos. Uma equipe está indo às escolas informar esses jovens sobre a importância do exercício da cidadania e, com um transporte da prefeitura, estão sendo levados para fazerem o documento. Já são 220 alunos contemplados com essa ação.

A secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti reforçou que, “para tudo que se vá fazer, o jovem precisa apresentar o título de eleitor. Por isso estamos fazendo essa força tarefa para que o jovem tenha sua documentação completa”, lembrando que a ação, além das unidades de ensino estaduais, também deve se estender às particulares.

Ao participar do Selo UNICEF, Sinop e os demais municípios do Semiárido e da Amazônia assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população recém nascida até 18 anos e um plano municipal de ações para enfrentar os principais problemas que afetam essa população. Sendo assim, as agendas de políticas públicas pela infância e adolescência se tornam prioridades, informa a assessoria.

 

Só Notícias (foto: assessoria)