O prazo para inscrições no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) termina, na sexta-feira (5). O exame é uma das formas para garantir o ingresso na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) a partir do primeiro semestre do próximo ano.
É importante que, além dos estudantes do Ensino Médio, também os que já concluíram e que desejam ingressar na universidade se inscrevam e prestem a prova formulada pelo Ministério da Educação (MEC). Para facilitar o processo de inscrição foi disponibilizado no link (http://enem.inep.gov.br/) com um passo a passo.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. Neste ano, para fazer a inscrição, o participante deverá ter um e-mail próprio. O sistema não aceitará a inscrição de mais de um participante com o mesmo endereço eletrônico.
A taxa de inscrição desta edição do Enem custa R$ 63, mas os candidatos que estão no último ano do ensino médio em escolas da rede pública recebem isenção automática. Estudantes de baixa renda, sem condição de arcar com o valor, podem solicitar isenção durante a inscrição. Os candidatos que não obtiverem isenção deverão pagar a taxa até o dia 10 de junho.
O Enem é uma das formas que os estudantes possuem para acessar as vagas oferecidas nos cursos superiores presenciais ofertados em 12 dos 13 campi da Unemat. O processo de seleção para ingresso no primeiro semestre de cada ano na Instituição é feito pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada) que adota as notas do Enem no processo de classificação.