O prazo para os candidatos interessados em pedir a isenção da taxa do Vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) 2012/2 termina, na quinta-feira (22). O pedido deve ser feito pela internet e os documentos comprobatórios devem ser encaminhados pelo Correios até a sexta-feira (23). As inscrições para o vestibular iniciaram no dia 16 e seguem até o dia 15 de abril, o valor da taxa é de R$ 90.
A Unemat está oferecendo 2.680 vagas, sendo 1.960 vagas para cursos regulares e outras 720 para cursos na modalidade de ensino a distância por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unemat). Entre as novidades deste concurso vestibular está a oferta de quatro novos cursos: Medicina (30 vagas) – campus de Cáceres, Administração (40 vagas) – campus de Juara, Geografia (40 vagas) – campus de Colíder e Engenharia Elétrica (50 vagas) – campus de Sinop. Em todos os cursos, a Unemat reserva 25% das vagas para candidatos que se declarem negros ou pardos por meio do Programa de Integração e Inclusão Étnico-racial (PIIER).
Para solicitar a isenção da taxa os candidatos devem se enquadrar às exigências: ter renda familiar inferior a dois salários mínimos, ser doador regular de sangue ou ser profissional técnico da educação superior da Unemat. O procedimento da inscrição com isenção de taxa requer que o candidato se inscreva no site: www.unemat.br/vestibular e após enviar a solicitação de isento, deve imprimir o comprovante, assiná-lo e protocolar em uma das 36 agências dos Correios credenciadas e que estão espalhadas por 25 cidades de Mato Grosso. O candidato receberá o comprovante de solicitação de isenção autenticado pela agência dos Correios, no momento de entrega dos documentos.
Os documentos necessários para comprovar o pedido de isenção são: no caso de renda familiar inferior a dois salários mínimos é necessário enviar comprovante de inscrição, documentos pessoais como (RG, CPF), relação das pessoas que compõem a renda familiar, com idade igual ao superior a 18 anos e declaração de residência, além do comprovante de renda de cada membro da família.
Quando for empregado de empresa pública, cópia das carteiras de trabalho com páginas com fotos, identificação e anotações do último contrato e da primeira página subsequente em branco, quando for servidor público, cópia do contracheque do mês de fevereiro de 2012.
Em caso de autônomos enviar declaração de próprio punho dos rendimentos relativos a contratos de prestação de serviço, cópia ou original de contratos de prestação de serviço, recibo de pagamento de autônomo e cópia da carteira de trabalho.
Para desempregados, é necessário enviar declaração de próprio punho de que está desempregado , não exerce atividade como autônomo e que não tem como arcar com o valor da inscrição sem prejuízo do sustento próprio e da família além de enviar fotocópia da carteira de trabalho com as anotações referentes ao último contrato . Para pensionistas apresentar cópia do comprovante de crédito atual, fotocópia da Carteira de trabalho.