A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) vai reforçar o efetivo, hoje e amanhã, durante a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A “Operação Enem 2016” vai contar com 790 policiais militares e 120 viaturas por dia. Em Mato Grosso, serão 322 locais de aplicação de prova em 57 municípios.
Para garantir a tranquilidade do Exame, a Polícia Militar vai realizar escoltas das provas e policiamento de trânsito nos principais locais de aplicação da prova. Ontem, uma reunião de nivelamento de informações foi repassada às Forças de Segurança, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Polícia Federal e os setores de inteligência da Sesp e PF, que estarão integradas na ação.
Representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também participaram do encontro, além de integrantes da Energisa e Correios.
No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Sesp, integrantes das forças de segurança, Inep, Polícia Federal, Energisa e Correios, vão acompanhar a movimentação do dia da prova pelo sistema de videomonitoramento.
O Enem é uma avaliação que mede o desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio no Brasil. São 90 questões divididas entre Ciências Humanas e Ciências da Natureza para resolver em quatro horas e 30 minutos de prova, no primeiro dia. No segundo dia, serão 90 questões, de Matemática e Linguagens, além de uma redação dissertativa. O tempo total para resolução é de cinco horas e 30 minutos.