quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Pesquisador vencedor do Nobel aborda bioética e hidrelétricas em palestra na UFMT

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Willian Gomes)

O professor Philip Martin Fearnside, integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que venceu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), proferiu a palestra intitulada “Bioética Ambiental: modelagem dos cálculos referentes às pequenas centrais hidrelétricas [PCHs] e usinas hidrelétricas [UHEs] e seus impactos externos” no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O pesquisador aborda questões ambientais no bioma amazônico desde 1974. Em seus estudos, defende que o impacto dessas obras é irreversível e afeta consideravelmente o ecossistema. “Com a derrubada de árvores e mata nativa, um dos aspectos mais primordiais afetados é o regime de chuvas, um elemento vital para florestas como a amazônica. Nessa perspectiva, sugere-se considerar outras fontes de energia elétrica mais sustentáveis”, pontuou.

Para o diretor da faculdade, professor Saul Tibaldi, a atividade representou um passo para a consolidação da internacionalização da área. “A questão é concernente à realidade regional, e a interlocução por iniciativa de um núcleo de pesquisa da nossa faculdade fortalecem novas perspectivas para os estudantes de graduação e pós-graduação”, prosseguiu.
Conforme o diretor da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (Fesmp), Joelson de Campos Maciel, a parceria com o setor acadêmico é fundamental para responder as questões da sociedade. “Articulações com a UFMT possibilitam partilhar conhecimentos para sensibilizar a sociedade em relação às questões das hidrelétricas que, além do impacto ambiental, podem ocasionar impacto social”, disse.

Na visão da coordenadora da atividade e do Núcleo de Pesquisa e Estudos Científicos sobre Vulnerabilidade (NECV), professora Amini Haddad, o evento também promoveu a interface entre distintas áreas do conhecimento. “Impactos como os apresentados aqui devem ser considerados em todas as suas dimensões, por isso é imprescindível que diversas áreas pesquisem e participem ativamente das reflexões”, observou.

A estudante do sétimo semestre de Engenharia Florestal, Manoelly Carla Meyer, comentou a expectativa acerca da atividade. “Oportunidades como esta são únicas e espero aprender muito, principalmente sobre a Amazônia, que é uma floresta que devemos proteger e, encontrar subsídios, conhecimento para alertar a sociedade”, afirmou.

Também estiveram presentes na ocasião o presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, o analista da secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), os coordenadores de Engenharia Química do câmpus de Várzea Grande, professora Úrsula Rodríguez, e de Engenharia Elétrica, professor Danilo Souza, e o professor Valério Mazzuolli.

A informação é da assessoria da universidade.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...
PUBLICIDADE