As pesquisas com ervas de passarinho para o combate a alguns tipos de câncer, que são realizadas pelo grupo de pesquisa Flora Portadora de Substâncias Bioativas (Flobio) do CNPq/Unemat, serão apresentadas em um evento na Alemanha em novembro. O trabalho dos pesquisadores da Unemat é o único do Brasil convidado a participar do “6º Simpósio interdisciplinar sobre espécies vegetais hemiparasitas na terapia de tumores/câncer: pesquisa básica e clínica”.
O professor Arno Rieder, que coordena as pesquisas e que viajará para a Alemanha apresentando os resultados do trabalho, explica que os organizadores do evento se interessaram pelos estudos realizados e após avaliação as mesmas serão divulgadas na forma oral com o título em português de “O uso medicinal de hemiparasitas em Mato Grosso” e na seção de pôster “Ocorrência de hemiparasitas em área urbana de Cáceres, Mato Grosso, Brasil”.
De acordo com o pesquisador, o trabalho levanta o potencial medicinal dessas plantas comumente conhecidas por erva de passarinho para tratar tumor e câncer. Até o momento já foi realizado o levantamento de espécies e densidade de ocorrência em ambiente urbano, em Cáceres. Também já foram analisados estudos produzidos sobre a temática, bem como a identificação de uso popular. O próximo passo será a avaliação do efeito mutagênico de extratos de algumas das espécies encontradas em Cáceres.
O grupo de pesquisa Flobio, que é vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com ação interdiscipliar e interdepartamental envolvendo os cursos de Agronomia, Biologia, Enfermagem, Medicina e Matemática.