PUBLICIDADE

Pedro Taques afirma que o governo terá “mania” de educação

PUBLICIDADE

Na aula magna que encerrou a semana pedagógica do Estado, o governador Pedro Taques garantiu que o foco do Poder Executivo será na educação. Na próxima semana começam as aulas de rede estadual de educação e nesta sexta-feira (06.02) os diretores, coordenadores pedagógicos e professores participaram da grande aula com o ex-ministro da Educação e senador pelo Distrito Federal, Cristovam Buarque, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Taques disse que a missão do governo é ter mania por educação para que o Estado melhore os índices que avaliam o aprendizado dos alunos. “O nosso governo tem mania e educação, eu assumi um compromisso com o cidadão, o mesmo compromisso que também havia assumido com o senador Cristovam Buarque, que como governador teria mania de educação”.

O governador destacou que na próxima semana vai percorrer escolas da rede Estadual para receber os alunos no retorno das férias escolares. “Semana que vem, no dia 09, terá início do ano letivo na rede do Estado. Como governador irei a várias escolas receber os alunos, os pais e também conversar com os professores, a merendeira e o porteiro para saber o que nós precisamos fazer todos os dias para que Mato Grosso possa ser um campeão nacional, além da produção de soja, do milho de pipoca e de gado bovino, mas também de cidadãos bem informados, daí a ideia deste momento”.

Entre as escolas que serão visitadas na próxima semana, uma fica no município de Acorizal e outra em Jangada. As duas figuram na lista das unidades estaduais que tiveram os piores desempenhos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Taques destacou que o governo vai trabalhar pela valorização dos profissionais da educação tendo em vista que eles são fundamentais no processo de transformação da educação no Estado.

“Não há como transformar Mato Grosso sem que nós tenhamos a ajuda dos professores e dos profissionais da educação. Mato Grosso é um Estado de transformação. Isso não significa apenas a unidade federada, mas um estado de espírito. Nosso Estado ocupa a 25° colocação no Ideb. Nós temos, segundo o Ministério da Educação, o pior Ensino Médio do Centro-Oeste por conta da evasão e da reprovação. Precisamos discutir o sistema de ciclos aqui adotado, bem como a aprovação automática e a retenção, acontecimentos como este tem esse objetivo não vamos fulanizar a conversa, a quem praticou o erro, quem errou. Mas, sim a maneira que precisamos consertar esses erros”, garante.

Para o senador Cristovam, Mato Grosso precisa ser bom não só na exportação de matéria-prima, afirma que o Estado tem que exportar ciência e tecnologia. “Mato Grosso é um Estado firmado na área da agricultura e pecuária. Mas, tem que ser também na área do conhecimento. Temos que tem uma ‘fábrica de cérebros’, isso passa pela educação, universidade centros de tecnologia”, comenta.

Para ele, o professor precisa ter o seu trabalho reconhecido e a sua remuneração como uma das mais altas por conta da importância da classe.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE