O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso, Adriano Aparecido Silva, o prefeito Sinvaldo Brito e o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD) confirmaram a criação do campus em Peixoto de Azevedo. As atividades terão início em 2013, com cursos de graduação em Educação Física, Pedagogia (Educação Infantil) e Letras – possívelmente para formação em língua inglesa.
A unidade será instalada na àrea onde funcionava a escola Municipal Dom Helder Câmara, cedido pela Prefeitura de Peixoto de Azevedo. O vestibular será em maio e junho do ano que vem e o início da aulas está previsto para julho e agosto.
Segundo o prefeito em função da demanda aos anseios dos estudantes e futuros acadêmicos foram pleiteados cursos de Administração, Direito, Ciências da Computação, Enfermagem, Agronomia e Zootecnia.
Conforme Só Notícias informou o campus da Unemat atenderá pelo menos 1,5 mil estudantes. Atualmente, 600 deles precisam se deslocar diariamente 112 quilômetros até Colíder ou 40 quilômetros até Guarantã do Norte, para cursar nível superior.