Durante quatro anos a cidade de Nova Mutum se preparou para implantar um programa que já revolucionou a educação em 85 municípios do Rio Grande do Sul e mais de 100 mil alunos. É o programa A União Faz a Vida. O projeto foi idealizado pelo Sistema de Crédito Cooperativo – SICREDI, e tomou proporções grandiosas. “Nós começamos o programa no Rio Grande do Sul há dez anos e agora é que estamos colhendo os frutos”, disse o gerente de expansão social da Central SICREDI RS, Ivan Novelo. Disse que a evasão escolar que era de 8% baixou para 2%, “uma realidade hoje, só nos municípios que implantaram o programa”.
Nova Mutum começou forte. Nos últimos quatro anos foi feito um trabalho junto à comunidade pela Cooperativa de Crédito Nova Mutum, mostrando como funcionava “A União Faz a Vida”. “Valeu a pena! O programa começa com mais de 80 parceiros e a cidade completamente envolvida”, disse emocionado o Presidente da Cooperativa SICREDI Mutum MT, Alceu Mognon. Para se ter uma idéia, no Rio Grande do Sul são no máximo de 15 parceiros por município.
Entre os parceiros está a Secretaria Municipalde Educação. Todas as oito escolas municipais, os 350 professores e os quatro mil alunos estão inseridos no programa. “A União Faz a Vida” vai fazer parte do calendário escolar de Nova Mutum
“Esse é um programa que tem início, mas não tem prazo para terminar”, disse o presidente da Central SICREDI MT, João Carlos Spenthof. Segundo ele, não existe meta de implantação do programa em outros municípios, “pois A União Faz a Vida só funciona com o comprometimento de todos e quando isso acontecer ele será implantado, mas, esperamos que outras cidades participem também”.
A Organização das Cooperativas Brasileira de Mato Grosso – OCB/MT, também está comprometida com o projeto, segundo o superintendente Adair Mazzotti, que participou do lançamento do programa, ontem à noite.
E cooperação é o que não falta. Entre os parceiros do programa estão entidades públicas e privadas, APAE, universidades, empresas e a comunidade. Para cumprir a primeira etapa do programa, a Fumesunm – Fundação Municipal de Ensino Superior de Nova Mutum, vai preparar 300 professores em 2006 para desenvolverem o trabalho com os quatro mil alunos. “Estão marcados cinco seminários para formação, não só dos professores, mas também de todos os parceiros do programa”, disse Alceu Mognon.
Os professores das escolas que aderem ao Programa “A União Faz a Vida” são capacitados a partir da metodologia cooperativista sem alteração do currículo escolar. A formação resulta em diversas práticas, incorporadas no cotidiano escolar pelos professores, alunos e comunidade. As aulas passam a ser mais participativas e democráticas, visando desenvolver o senso crítico, a autonomia e a responsabilidade da turma. Valorizadas e motivadas, as crianças e adolescentes vinculam-se mais à escola, desenvolvem o senso crítico, a autonomia e responsabilidade.