As escolas municipais deverão ter eleições para diretores ainda este ano. A informação é da comissão que trabalhou nos cinco meses na elaboração do plano para Gestão Democrática da Educação. O resultado será avaliado agora pela comunidade e, posteriormente, encaminhado através de projeto de lei para a câmara municipal.
De acordo com a professora Cléria Paula Franco, integrante da comissão, a gestão democrática significa a conquista de autonomia das escolas no que se refere ao pedagógico, financeiro e administrativo. Além da eleição para diretores a comunidade escolar poderá tomar decisões levando em consideração a sua realidade.
“É um uma conquista, pois concretiza a democracia no espaço escolar”, afirmou Cléria. Até mesmo questões financeiras agora serão tratadas em âmbito escolar. Cada unidade vai administrar suas verbas. Até então, tudo fica centralizado na Secretaria de Educação.
A comissão que elaborou o plano de Gestão Democrática foi composta por representantes da secretaria de Educação, professores, Sindicato e pais de alunos. A apresentação para a comunidade será feita no dia 21 deste mês. “Diante da aprovação o mesmo segue para câmara e acreditamos que as eleições para diretores aconteçam ainda este ano”, afirmou.
PUBLICIDADE
Nova Mutum: diretores de escolas públicas devem ser eleitos este ano
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE