PUBLICIDADE

Nortão: professores cobram reajuste e prefeito diz que aumento será concedido

PUBLICIDADE

A greve dos professores da rede municipal de Vera (80 km de Sinop) entra, hoje, no 11º dia. Com isso, aproximadamente 1,3 mil alunos estão sem aulas. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Manoel dos Santos, disse, ao Só Notícias, que é aguardada resposta da prefeitura sobre a contraproposta para o reajuste de 22,22% reivindicado. A intenção é atingir o piso nacional, aprovado recentemente em R$ 1.450, para os cerca de 80 professores da rede. Há a possibilidade dos grevistas realizarem uma passeata amanhã.

O presidente disse que pela contraproposta, 4% seriam concedidos este mês, mais 4% em maio, 4,22% em junho, 5% em julho e mais 5% em agosto. “Aí a prefeitura teria mais quatro meses para pagar os retroativos e as diferenças dos meses”, acrescentou Manoel, criticando a proposta feita anteriormente pela prefeitura.

O Poder Executivo se propôs a conceder 5% em maio, 5% em julho, 6% em outubro e 6,22% em novembro. “Mas os retroativos e as diferenças seriam pagas até maio de 2013, o que pelo Tribunal do Contas do Estado, não pode ser feito. Tem que ser pago este ano”.

Outro lado
O prefeito Moacir Giacomelli (PR) afirmou, em entrevista ao Só Notícias, que será concedido o reajuste, mas de acordo com as condições orçamentárias, dentro da proposta feita pelo Executivo. Ele estimou que o impacto financeiro será de R$ 450 mil/ano. “Vou cumprir a lei. Sou prefeito e desde início da gestão já foi concedido 36% de reajuste aos professores. Nunca neguei aumento, e agora vamos conceder 22%. Serão 58% nos quatro anos de gestão. Só não acho justo que façam greve, alunos estão sem aulas e famílias prejudicadas”.

Em relação ao contraponto do sindicato, de que a concessão dos retroativos seria impedida pelo Tribunal de Contas, ano que vem, o prefeito afirmou que se isso realmente acontecer, os valores devem ser concedidos ainda este ano. Ele não mencionou quando o projeto deve ser enviado para apreciação no Legislativo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Seduc seleciona 50 escolas para etapa estadual de conferência ambiental; 7 no Nortão

A secretaria estadual de Educação (Seduc-MT) divulgou hoje a...

Mato Grosso tem 1,5 mil vagas para o Fies

Os estudantes da rede estadual interessados em fazer curso...
PUBLICIDADE