Milhares de alunos das escolas municipais e estaduais de Sinop, Alta Floresta, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Colíder e demais cidades iniciam hoje as aulas. Na maior cidade da região Norte, por exemplo, são aproximadamente 31 mil alunos (12 mil na municipal e 16 mil na estadual). Em Sorriso, são cerca de 12 mil somente na rede municipal.
Hoje, o ano letivo não inicia em apenas três escolas em Sinop, conforme Só Notícias informou. Na Paulo Freire, as aulas começam amanhã, no Nilza de Oliveira Pipino, quarta-feira e, na Nossa Senhora da Glória, na próxima segunda. As alterações são devido a ajustes que ainda devem ser feitos como definição de professores para determinadas séries da Nilza que estudarão na extensão que está sendo preparada (antiga escola Oesp) e, o término das obras no prédio escolar, respectivamente.
Mesmo com o início das aulas acontecendo hoje, o clima de incerteza continua no ar para os estudantes e professores das escolas estaduais. Hoje, deve ser definido se os profissionais da educação começarão uma nova greve ou não. “Agora vai pesar em muito a proposta do governo. Se ela apontar para um mínimo de expectativa de garantir o acordo do repasse do crescimento de receitas ou o piso de R$ 1.050 de imediato, pode ser que não tenhamos greve. Há uma pré-disposição da categoria de iniciar o ano letivo e continuar negociando”, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, Gilmar Soares, ao Só Notícias.