Foi divulgado no Diário Oficial do Estado, que circulou, hoje, a abertura das inscrições para o processo seletivo de 96 assessores pedagógicos para Mato Grosso, que serão eleitos pelo voto direto. Os professores interessados podem se inscrever, até o dia 13, pelo site da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc). O certame é gerenciado, organizado e regulamentado pela Comissão Estadual do Processo de Escolha dos Assessores Pedagógicos, que é composta por representantes da Seduc e Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).
O processo será composto por duas etapas. A primeira prova escrita e didática, que será aplicada nos 15 municípios polos dos Centros de Formação e Atualização dos Professores (Cefapros). A segunda será a escolha de candidato pelos profissionais da educação, por meio de eleição direta nas escolas estaduais nos municípios com assessorias pedagógicas.
De acordo com edital, para candidatar-se é preciso ser professor da educação básica da rede estadual, ocupante de carreira de provimento efetivo ou estabilizado na rede estadual, ser licenciado e ter pós-graduação na área educacional, ter no mínimo, três anos do efetivo exercício ininterruptos, prestados no município onde pretende concorrer, até a data de inscrição, candidatar-se a assessoria pedagógica de apenas um município, assinar termo de compromisso de Dedicação Exclusiva quando for opção, assinar termo de desistência da cooperação técnica, quando for o caso de professor com vínculo também no município. O resultado do processo eleitoral será divulgado no dia 31 de maio.