PUBLICIDADE

MT: nota da qualidade educacional melhora até a 8ª série; ensino médio cai

PUBLICIDADE

Mato Grosso está entre os 10 Estados que obtiveram melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2009 que avalia a qualidade da educação pública brasileira, com base no desempenho dos alunos em português e matemática. O Ministério da Educação aponta que, de 5ª a 8ª séries, Mato Grosso obteve nota 4,3 ( contra 3,8 de 2007) e é o 4º melhor do país – São Paulo e Santa Catarina ficaram com 4,5% e, Distrito Federal, 4,4. A nota vai de 0 a 10. A nota média do Brasil é de 4,6.

Até a 4ª série, o desempenho de Mato Grosso teve nota maior, 4,9 (contra 4,4 de 2007) e ficou em 8º. Minas Gerais e Distrito Federal lideram com nota 5,6. Só Notícias apurou que, no ensino médio, Mato Grosso não ficou entre os 10 com melhores notas. Teve média 2,9% contra 3,0% de 2007. Somadas as notas nas 3 modalidades de ensino, a educação pública matogrossense teve nota 4,9% ficando acima da média nacional que é de 4,2%.

Apesar de o índice oferecer um retrato da educação no país, segundo a secretária de educação básica do MEC (Ministério da Educação) Maria do Pilar Lacerda, não é possível comparar o nível de ensino entre um Estado e outro, uma vez que cada um deles apresenta fatores que vão influenciar individualmente na qualidade do ensino, tais como índice de analfabetismo e acesso a escolas. “Ter três Estados do Norte e Nordeste entre os melhores já é um dado interessante: significa que começamos a ganhar fôlego”, disse, ao Uol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE