O prêmio Integração Latino-americano 2008 foi entregue à secretária de Educação e Cultura, Solimara Lígia Moura, durante o 30º Painel Latino-americano de Integração realizado em Curitiba (PR). Lucas do Rio Verde foi o único de Mato Grosso a ser indicada pelos organizadores e teve seu nome aprovado unanimemente pela diretoria da Câmara Latino-americana de Pesquisas e Integração Social – Cipis.
O troféu e diploma foram conferidos em reconhecimento à relevante liderança, exemplos, serviços e programas desenvolvidos na área educacional no estado de Mato Grosso, com reflexos positivos nos demais estados da federação e países do Mercosul. A partir da indicação, o Departamento de Pesquisa da Cipis, junto com a comissão organizadora, apurou a área de atuação, os programas, projetos e ações que são desenvolvidos em prol da integração tanto na área social, cultural, política, comercial, econômica e diplomática.
Ao longo dos seus 27 anos, a Cipis tem buscado a integração dos países latino-americanos através dos ideais de heróis como, Simon Bolívar, San Martin, O’Higgins, Artigas, Rondon e outros que lutaram por uma América Latina “única, unida competitiva e forte, com desenvolvimento integrado e paz nessa nova ordem mundial de globalização”. Atua também como entidade pesquisadora e honorífica, outorgando títulos a autoridades, empresas, autarquias e lideranças dos países da América Latina para evidenciar a efetiva, decidida e positiva influência em todas as suas formas e plenitudes.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da entidade, João Carlos de Luca, que falou sobre a importância da educação no mundo e da temática central do painel. Para De Luca, promover a integração, tornando-a uma prática das ações e das fraternas relações entre homens destes novos tempos, não corresponde a uma tarefa muito fácil. “O desafio da integração prescreve de início, esforços de ação, propõe gestos, exige coragem, impõe responsabilidades. Mas apenas alguns alcançam conquistar as condições necessárias para dialogar, refletir e intercambiar experiências sobre temas de interesse convergente conseguindo inscrever sua marca na trajetória dos acontecimentos históricos”, concluiu.
A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: embaixador da Venezuela, coordenador da Secretaria Educacional do México, intendente do Paraguai, diretora geral do Ministério da Educação do Peru, alcaides (prefeitos) do Chile, Bolívia e Argentina, presidenta da Assembléia Legislativa do Amazonas e o secretário de Estado de Sergipe. Também participaram conselheiros, ministros e secretários nacionais de educação do Brasil, Colômbia, Equador e Panamá.